Mundo está 'fora do caminho' das metas de sustentabilidade
CI
SEGURANÇA ALIMENTAR

Mundo está 'fora do caminho' das metas de sustentabilidade

Mais de 820 milhões de pessoas ainda estão com fome hoje.
Por: -Leonardo Gottems

O mundo está "fora do caminho" no cumprimento das metas de fome, segurança alimentar e nutrição que fazem parte do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Foi isso que disse a Organização para Alimentação e Agricultura (FAO) em um relatório divulgado em 18 de julho. 

“Estar fora do rumo quando se trata de alcançar os pilares centrais dos ODS coloca inquestionavelmente em risco a conquista de toda a Agenda 2030, e faz com que nosso objetivo global seja garantir um futuro sustentável econômica, social e ambientalmente para nosso planeta e para as gerações presentes e futuras”, afirmou Maria Helena Semedo, vice-diretora geral de Clima e Recursos Naturais da FAO. 

No primeiro relatório do gênero, a FAO analisou as principais tendências e dados globais de até 234 países e territórios sobre 18 indicadores de quatro ODS. As principais conclusões incluíram um aumento da fome, os ganhos para os pequenos produtores de alimentos são metade dos maiores produtores de alimentos, a alta volatilidade nos preços dos alimentos em muitos países em desenvolvimento, metade das raças locais de gado estão em perigo de extinção, a água está sob estresse e mais floresta está sendo perdida nos trópicos. 

Mais de 820 milhões de pessoas ainda estão com fome hoje. O número de pessoas com fome no mundo tem aumentado por três anos seguidos, e está de volta aos níveis vistos em 2010-11. Em paralelo, a porcentagem de pessoas com fome fora da população total aumentou ligeiramente, para 10,8% em 2018, de 10,6% em 2015. 

Os pequenos produtores de alimentos, que representam a maioria de todos os agricultores em muitos países em desenvolvimento, enfrentam desafios desproporcionais no acesso a insumos e serviços e, como resultado, suas rendas e produtividade são sistematicamente menores em comparação com os maiores produtores de alimentos. 


Atenção: Para comentar nesta página é necessário realizar o seu cadastro gratuíto ou entrar.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink