CI

Nova frente fria chega ao Brasil entre a sexta, 24, e o sábado, 25; veja os estados atingidos

Frente fria provoca chuvas e mudança de tempo no Sul e Sudeste do Brasil


Foto: Pexels

Tempo firme e estável tem data prevista para terminar. No final da semana uma nova frente fria chega ao Brasil e trará mudanças no tempo. O sistema avança até o início da próxima semana.

Nos próximos dias o tempo estável vai predominar sobre o centro-sul do Brasil devido à atuação de uma alta pressão. Este sistema anticiclônico dificulta a formação de nebulosidade e injeta ar seco e frio em parte do país, mantendo as temperaturas mais baixas.

Mas isso está com os dias contados, já que no final da semana uma nova frente fria chega ao Brasil, mudando o tempo em diversas áreas. A Região Sul será a primeira a sentir os efeitos do sistema, que deve avançar e alcançar o Sudeste no início da próxima semana.

Veja agora a tendência do tempo e os estados afetados pela nova frente fria nos próximos dias.

A chegada de uma nova frente fria sobre a Região Sul do Brasil promete mudanças no tempo a partir da sexta-feira (24). Ao longo do dia será registrado o aumento de nebulosidade sobre o Rio Grande do Sul, e já na manhã o tempo ficará fechado em boa parte do estado. O oeste catarinense e o sudoeste paranaense também ficam com o tempo nublado.

Os primeiros sinais de chuva ocorrem a partir da tarde e noite de sexta-feira (24) sobre o extremo sul gaúcho, ainda em pontos isolados e dispersos. De acordo com o modelo de previsão, na manhã de sábado (25) a frente fria avança e se intensifica, afetando uma maior área do estado com chuvas moderadas.

No decorrer da tarde de sábado (25), o sistema frontal atua sobre o noroeste, centro e sul do Rio Grande do Sul, provocando chuvas. A intensidade varia entre fraca e moderada, podendo haver chuvas fortes e tempestades isoladas. Nesse período, Santa Catarina e Paraná também terão o tempo fechado, com muita nebulosidade indicando a mudança no tempo.

Os primeiros registros de chuva fora do estado gaúcho devem ocorrer no domingo (26), especialmente na Serra Catarinense. Durante a tarde o sistema frontal ganha força e atinge o oeste catarinense e o sudoeste paranaense, com chuvas moderadas, trovoadas e raios.

Apesar da chuva intensa em diversos momentos, os volumes não serão altos na maioria das regiões, indicando chuvas rápidas que podem gerar transtornos localizados. Confira a previsão de acumulados para as capitais da Região Sul:

Entre sexta-feira (24) e domingo (26), os maiores acumulados ocorrem sobre o sul gaúcho. Em áreas próximas de Uruguaiana/RS, por exemplo, são esperados mais de 80 mm em 72 horas, e no noroeste do estado, em Palmeira das Missões/RS, os volumes podem chegar a 60 mm.

Após dias com tempo estável e a presença de uma massa de ar frio na região, a chegada da frente fria mudará o cenário, marcando a volta das chuvas em partes do Sudeste no início da próxima semana.

O sistema frontal alcança o estado de São Paulo nesta segunda-feira (27). Pancadas de chuva estão previstas para o sul paulista, e em Minas Gerais e Rio de Janeiro são esperadas mudanças no tempo, com aumento de nebulosidade. As chuvas previstas terão intensidade moderada e dependendo do volume pode causa problemas.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.