CI

Novo portal do Senaf amplia a visibilidade da agricultura familiar

Nova plataforma “Vitrine da Agricultura Familiar” já recebeu mais de mil cadastros

No último mês, a nova plataforma “Vitrine da Agricultura Familiar” recebeu mais de mil cadastros de produtos. Além da solicitação e renovação do novo Selo Nacional da Agricultura Familiar (Senaf), as organizações econômicas podem expor seus produtos na plataforma.

A Vitrine é uma iniciativa da Secretaria Especial da Agricultura Familiar (Sead), que tem como propósito ampliar a visibilidade dos produtos da agricultura familiar identificados com o Senaf. A plataforma consiste em tramitar o selo de forma on line e com fácil gestão, na qual as cooperativas/associações e pessoas físicas poderão solicitar e acompanhar todo o processo de tramitação.

Ao oferecer um catálogo de produtos e serviços, a plataforma explora o diferencial da agricultura familiar no que se refere às dimensões econômicas, sociais e ambientais. A proposta amplia o contato entre quem consome e quem produz, além de agregar valores aos produtos da agricultura familiar e aumentar o seu acesso competitivo no mercado.

Para o produtor Daniel De Cezaro, responsável pela Vinícola de Cezaro, ter a cooperativa participando do projeto Vitrine é de extrema importância, pois amplia a visibilidade dos produtos. “É um projeto novo e quem já estiver cadastrado estará aparecendo para novos mercados e com certeza será visto mais facilmente por futuros clientes e os já existentes”, enfatizou.

Selo Nacional da Agricultura Familiar (Senaf)

Instituído pela Portaria n° 654, o Senaf é uma ferramenta de identificação e rastreamento de produtos oriundos da agricultura familiar, promovendo o fortalecimento do segmento entre consumidores e a população.

Cada produto possui número de série e QR Code para a rastreabilidade da origem, facilitando a identificação da produção, o detalhamento dos produtos e o contato com quem produz. Cezaro acredita que a nova tecnologia do selo facilita a comunicação com os clientes.  “Agora estamos ao alcance do celular, o selo antigo já nos representava bem, mas agora temos uma ferramenta a mais, que é a tecnologia”, comentou.

Podem utilizar o Senaf em seus produtos: agricultores familiares (pessoas físicas) que possuam a Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP), cooperativas ou associações de agricultores familiares que possuam a DAP e empresas cujos produtos tenham participação relevante na agricultura familiar.

Para a cooperativa ou associação da agricultura familiar, com DAP jurídica, basta acessar aqui, fazer seu cadastro e renovar sua permissão por dois anos. Ao solicitar o Senaf, será disponibilizado um login/senha para os usuários atualizarem seus perfis e produtos.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.