CI

O modo frugal de viver - Por Luiz Marins

A última moda entre os jovens europeus e americanos é o chamado “The Frugal Way of Life”


A última moda entre os jovens europeus e americanos é o chamado “The Frugal Way of Life” -    “O modo frugal de viver”. Frugal significa simples, porém com qualidade. Significa ter menos quantidade e mais qualidade. Significa se livrar de coisas acidentais e se concentrar nas coisas essenciais para uma vida com mais significado e relevância. 

Desde o Slow Food que teve início na Itália em  1986 até o famoso livro Frugal Innovation de Navi Radjou e Jaideep Prabhu, que ganhou o prêmio de livro do ano de 2016 (tema da 26a. Clínica de Gestão da Anthropos em 25 de julho de 2015) e outros como Keep It Simple ou “princípio do beijo” pelo acrônimo em inglês - KISS - Keep It Simple Stupid - a frugalidade (simplicidade com qualidade) vem tomando corpo em todo o mundo.

É preciso lembrar que grandes personalidades sempre adotaram o princípio da frugalidade. Dentre muitos, basta lembrar que  Leonardo da Vinci dizia que a  "simplicidade é o último grau de sofisticação" e  Albert Einstein afirmava que  “tudo deve ser feito da forma mais simples possível” .

Hoje, a busca por uma vida frugal, descomplicada, simples, está em todos os campos: alimentação frugal; vestimenta frugal; ambiente empresarial frugal, para citar alguns.

Moradores das grandes cidades estão buscando lugares mais tranquilos e simples para viver, onde a competição não seja por aparências. Em Nova Iorque, (lembre-se da Fogueira das Vaidades) e na Califórnia, o movimento frugal vem crescendo a cada dia seguindo o exemplo europeu. 

Assim, estão caindo de moda os carrões, as mansões, as roupas de grife, os restaurantes caríssimos, os hotéis super luxuosos, enfim a ostentação em todas as suas formas e aparências. 

Não é por outra razão que entre os livros mais vendidos hoje no mundo está o  “ESSENCIALISMO - A disciplinada busca por menos” de Greg McKeown - tema da 31a. Clínica de Gestão da Anthropos - onde o autor conclama os leitores para uma vida frugal e focada no essencial, ensinando a como deixar de lado tudo aquilo que não agregar qualidade de vida e como viver uma vida simples e feliz.

Além de tudo, as modernas pesquisas de neurociência e de grandes universidade têm reiteradamente demonstrado que uma vida com bons relacionamentos, amigos leais e vida em comunidade são realmente os fatores fundamentais de uma vida longa e feliz.

Quem tiver maior interesse em entender essas pesquisas e o valor de uma vida frugal, peço que assista a palestra no TED do Professor Robert Waldinger: What makes a good life? Lessons from the longest study on happiness (O que faz uma vida boa? Lições do mais longo estudo sobre felicidade) de Harvard - (clique em http://bit.ly/2O9Wx0c ) e outras que encontrará sobre o mesmo tema.

Viva uma vida frugal, alicerçada em valores e virtudes permanentes, voltada para as coisas realmente essenciais e descobrirá uma nova vida.

Pense nisso. Sucesso!
 
 
 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.

2b98f7e1-9590-46d7-af32-2c8a921a53c7