CI

Previsão de frio intenso e possibilidade de neve no RS

Temperaturas vão cair significativamente


Foto: Arquivo

Uma forte onda de frio avança na região Sul e deverá será a mais intensa do ano. A previsão de chegada é na sexta-feira, com possibilidade de queda de neve na serra gaúcha, em Santa Catarina, atingindo até o Sul do do Paraná.

De acordo com o metereologista, Luiz Renato Lazinski, 2020 é um ano neutro e por isso as precipitações são muito irregulares. Lazinski ressalta que esta não será a última onda de frio do ano, haverão outras, além de frio tardio ainda este ano. 

No decorrer da semana, a chuva retornará ao Rio Grande do Sul, porém mais uma vez será mais sentida na Metade Norte do Estado.  A previsão é de frio agudo e úmido, gerando o mais intenso episódio de neve em sete anos.

A temperatura voltará a declinar na segunda metade da semana, com mínimas entre -3°C e 3°C. As geadas serão mais intensas no Oeste do Estado, área que permanecerá com tempo seco. 

Depois disso, o tempo deve permanecer firme no Rio Grande do Sul até, pelo menos, o dia 26, quando está previsto o retorno da chuva ao Estado. 

No último final de semana Santa Catarina registrou perdas com novo temporal.

Veja abaixo a previsão do Instituto Rio Grandense do Arroz (IRGA) para as regiões do Estado:

Fronteira Oeste

Apesar da passagem de frentes frias, o tempo permanecerá seco na Fronteira Oeste nesta semana. A temperatura máxima chega aos 20°C nesta terça-feira (18), mas volta a declinar posteriormente chegando a 2°C na sexta-feira (21). Os ventos alcançam 60km/h na quarta-feira (19) e a chuva retornará apenas em meados da semana que vem.

Campanha

Apesar da passagem de frentes frias, o tempo permanecerá seco na Campanha nesta semana. A temperatura máxima chega aos 20°C nesta terça (18), mas volta a declinar posteriormente chegando a 0°C na sexta-feira (21). Os ventos alcançam 45km/h na quarta-feira (19) e a chuva retornará apenas em meados da semana que vem.

Central

Uma frente fria traz chuva com baixo acumulado à Região Central com valor inferior a 5mm. A temperatura máxima alcança 20°C na tarde desta terça-feira (18), mas declina para apenas 2°C na sexta-feira (21) que vem. As rajadas de vento alcançam 35km/h na quarta-feira (19).

Planície Costeira Interna

A chuva retorna à Planície Costeira Externa entre terça (18) e quarta-feira (19) e entre a sexta-feira (21) e o sábado (22), com acumulado em torno dos 5mm na soma dos dois eventos. As rajadas de vento alcançam 45km/h na quarta-feira. A temperatura máxima chega aos 20°C nesta terça-feira, mas despencam posteriormente e a mínima alcança 3°C na sexta-feira.

Planície Costeira Externa

A chuva retorna à Planície Costeira Externa entre terça (18) e quarta-feira (19) e entre a sexta-feira (21) e o sábado (22), com acumulado em torno dos 20mm na Região Metropolitana de Porto Alegre e de até 25mm no Litoral Norte do Estado na soma dos dois eventos. As rajadas de vento alcançam 60km/h na quarta-feira. A temperatura máxima chega aos 20°C nesta terça-feira, mas despencam posteriormente e a mínima alcança 6°C na sexta-feira.

Zona Sul

A passagem de uma frente fria traz chuva fraca na quinta-feira (20) à Zona Sul. Nas áreas mais elevadas, como Canguçu, há risco de neve. A temperatura máxima chega aos 20°C na terça-feira (18), mas volta a declinar posteriormente alcançando 1°C no próximo sábado (22). As rajadas de vento alcançam 45km/h entre quarta (19) e quinta-feira. Na segunda metade da semana que vem, há previsão de chuva mais intensa.

 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.