CI

Rural Show 2016: Sistema hidropônico doméstico é apresentado

Durante o Rural Show, a Emater/RS-Ascar está apresentando várias tecnologias que podem ser adotadas pelos agricultores e também pelos moradores das cidades.


Durante o Rural Show, que acontece até domingo (10/07), no Centro de Eventos, em Nova Petrópolis, a Emater/RS-Ascar está apresentando várias tecnologias que podem ser adotadas pelos agricultores e, algumas, também pelos moradores das cidades, pois necessitam de pequenos espaços. É o caso do sistema hidropônico doméstico, um sistema comercial adaptado para as pessoas do meio urbano, que pode ser instalado no pátio, fundos da casa ou sacada, já que não há necessidade de solo para o cultivo das hortaliças folhosas, como alface, radiche, rúcula, espinafre e agrião. Isso facilita o trabalho e evita os problemas decorrentes do uso do solo. 

Na hidroponia, as raízes recebem uma solução nutritiva balanceada, que contem água e todos os nutrientes essenciais ao desenvolvimento da planta. O modelo apresentado foi montado a partir da utilização de um tanque para reservatório de água e uma bomba de aquário com um timer programado para que, durante o dia, a cada 15 minutos as plantas recebam a solução nutritiva (que pode ser comprada pela internet). Além desses materiais, também foram necessários tubos e conexões de PVC. O custo total é acessível, aproximadamente R$ 300.
O engenheiro agrônomo da Emater/RS-Ascar, Henrique Thomaz Queiroz, explica que como a água recircula no sistema, o consumo é mínimo, e também pode utilizar água recolhida da chuva através de calhas. 

Com capacidade para produção de 40 plantas, se for feito o cultivo de alface, por exemplo, que tem um ciclo de 30 a 40 dias, a família pode ter uma hortaliça disponível todo dia para o consumo. 

Mais informações podem ser obtidas nos Escritórios Municipais da Emater/RS-Ascar. 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.