CI

SC: Proprietários de áreas rurais já podem emitir o Certificado de Cadastro de Imóveis Rurais

Incra esclarece ainda a importância do CCIR para os bancos e cartórios


O INCRA já colocou à disposição proprietários de áreas rurais o Certificado de Cadastro de Imóveis Rurais (CCIR) de 2017.

Para emitir o documento, pode ser acessado o endereço eletrônico https://sncr.serpro.gov.br/ccir/emissao para obter o novo CCIR. O certificado pode ser acessado ainda pelo portal da Sala da Cidadania Digital (saladacidadania.incra.gov.br) e pelo portal Cadastro Rural (www.cadastrorural.gov.br). Quem não tiver acesso à internet pode emitir o documento procurando Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Corupá, antiga Secretaria de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente.

Segundo a Diretoria de Ordenamento da Estrutura Fundiária do Incra, por meio do sistema é possível emitir o certificado com o preenchimento dos dados em computador que tenha acesso à internet.

Após o preenchimento, será emitida o certificado e será gerado boleto de Guia de Recolhimento da União (GRU) da taxa cadastral. O CCIR só é validado após o pagamento na rede de atendimento do Banco do Brasil. O CCIR 2017 substitui os certificados dos exercícios anteriores e caso haja pendências, o sistema calcula automaticamente o valor a ser pago, acrescido de juros e multas.

 Novidade

A direção de Ordenamento da Estrutura Fundiária do Incra informa que o Certificado de Cadastro de Imóveis Rurais (CCRI) passou a ser anual a partir de 2017. Portanto os imóveis que já estão com o georreferenciamento de seus limites certificados contarão com mapa ilustrando os perímetros da propriedade no CCIR.

O Incra esclarece ainda a importância do CCIR para os bancos e cartórios. É fundamental para os agentes financeiros pois o documento é indispensável para operações de crédito rural. O mesmo vale para cartórios, que exigem o documento para o registro de alterações na propriedade.

Dúvidas sobre o documento poderão ser esclarecidas junto às superintendências regionais, unidades avançadas do Incra, Salas da Cidadania e Unidades Municipais de Cadastramento (UMC), que funcionam em cooperação com as prefeituras municipais. Em Corupá, pode ser procurada da Secretaria de Desenvolvimento Econômico que atende na Rua Jaraguá, nº 109, Centro. Telefone 3375-1902

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.