Semana começa com clima mais ameno e aumento das chuvas em boa parte do Sul do Brasil
Sul do Brasil tem queda das temperaturas e aumento das chuvas nesta semana
Foto: Arquivo
Após temperaturas de 40°C no Sul do Brasil e do calor abrangente em toda a Região, a segunda-feira, 1, será marcada com grande refresco e chuvas no Rio Grande do Sul, em Santa Catarina e em boa parte do Paraná.
Mudança do tempo vai marcar o primeiro dia de dezembro na Região Sul. O processo de formação de um ciclone de fraca intensidade vai contribuir para o aumento da nebulosidade e da ocorrência de chuvas intensas nos três estados do Sul do Brasil. Além disso, as temperaturas vão diminuir bastante, com máximas na maioria das localidades de até 25°C.
A mudança do tempo já acontece em menor escala neste domingo (30), através da virada de direção dos ventos, que passam a soprar do quadrante sul, e do maior potencial de formação de nuvens de chuva. Essa condição já favorece as temperaturas máximas mais baixas nos estados do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina, que atingem valores máximos de 27 e 29°C. No Paraná, as temperaturas continuam atingindo valores de até 36°C.
Nesta noite de domingo (30), uma massa de ar mais frio que atua no oceano no sudoeste do Rio Grande do Sul consegue influenciar o sul e centro-leste da Região Sul. As temperaturas ficam entre 16 e 20°C com menores valores nas regiões mais elevadas dos territórios gaúcho e catarinense. Ao mesmo tempo, os ventos do oceano favorecem o tempo mais nublado e a ocorrência de chuvisco no norte de Santa Catarina e na região da Serra do Mar e Litoral do Paraná, com possibilidade mais remota e pontual para a região de Curitiba.
No Rio Grande do Sul, chuvas fracas acontecem no sul do estado e mais intensas, com trovoadas, nas regiões de fronteira com a Argentina e com o Uruguai, de Uruguaiana até Dom Pedrito.
Ao longo da madrugada, as temperaturas diminuem de 1 a 2°C nos três estados. Além disso, as instabilidades se espalham e provocam chuvas pontuais acompanhadas de trovoadas na região Central, Norte, Campanha e Missões do Rio Grande do Sul e no oeste de Santa Catarina. Não há potencial para transtornos.
No período da manhã da segunda-feira (1), núcleos de chuvas de moderada a forte intensidade atingem o meio-oeste de Santa Catarina, o nordeste e porção central do Rio Grande do Sul. Na região de Porto Alegre, há previsão de chuva fraca e isolada.
Entre o fim da manhã e o início da tarde, as chuvas se espalham por Santa Catarina e acontecem com fraca a moderada intensidade. Instabilidades provocam chuvas também no sul do Paraná. No Rio Grande do Sul, há previsão de chuva pouco intensa no Norte, Centro, região de Porto Alegre e no nordeste do estado.
As temperaturas no início da tarde ficam variando de 24 a 26°C na maioria das localidades. No entanto, o calor e a sensação de abafamento fazem parte ainda para a região de Porto Alegre, de Curitiba e na maior parte do Paraná, com temperaturas de 28°C para as capitais e de até 36°C nas demais localidades paranaenses.
No período da tarde, a ocorrência das chuvas favorece a queda nas temperaturas no norte e nordeste do Rio Grande do Sul, incluindo a região de Porto Alegre, com temperaturas de 23 a 26°C. Alerta de chuva intensa e trovoadas, mas na capital gaúcha, chove com fraca intensidade.
Em Santa Catarina, as temperaturas não sofrem muita alteração e não há sensação de calor. Há alerta de chuva forte no sul e porção central do estado. No norte, leste e oeste, chove com fraca intensidade.
No Paraná, as temperaturas reduzem bastante, em até 6°C, como é o caso de Curitiba, que pode registrar 22°C. Já no norte, as máximas atingem os 39°C, mais precisamente na região de Londrina. A atenção fica para o risco de tempestades para o noroeste do estado. Já no oeste, porção central, sul e leste, as chuvas acontecem de fraca a moderada intensidade.
No período da noite, as chuvas aumentam somente na porção central e oeste de Santa Catarina e há potencial de chuva forte com trovoadas. Chuva fraca acontece, somente no território catarinense na faixa leste com fraca intensidade ou na forma de chuvisco, e no norte, oeste e sul do Rio Grande do Sul. As temperaturas ficam amenas na maior parte da Região Sul, mas no norte e oeste do Paraná, a sensação é de abafamento com valores entre 25 e 29°C. No território gaúcho, na região de Porto Alegre, as temperaturas ficam em torno dos 24°C, o que pode proporcionar um ligeiro abafamento por se tratar da noite.