CI

Soja fecha semana positiva nos EUA

Agora foi a vez da INTL FCStone reduzir sua estimativa de produção de soja 18/19 no Brasil em 3,96 MT


O preço da soja na Bolsa de Cereais de Chicago registrou na sexta-feira (04.01) alta de 8,75 pontos no contrato de Março/19, fechando em US$ 9,2150 por bushel. Os demais vencimentos em destaque da commodity na CBOT também fecharam a sessão com valorizações entre 8,75 e 9,5 pontos.

O mercado norte-americano da soja fechou uma primeira semana positiva para os principais contratos futuros, após novos ajustes na produção brasileira. “Depois do corte estimado de 2,0MT pelo Dr. Michael Cordonnier foi a vez da INTL FCStone reduzir sua estimativa de produção de soja 18/19 no Brasil em 3,96 MT, devido ao recente período de seca, fixando-a em 116,25 MT. Outro
grupo brasileiro, Aprosoja, espera que a safra brasileira seja de 110 a 11,5 milhões de toneladas se as condições atuais continuarem, o que está entre as estimativas mais baixas que vimos. A CONAB sairá com seus números em 10 de janeiro”, explica Luiz Fernando Pacheco, da T&F Consultoria Agroeconômica.

De acordo com a Consultoria AgResource, o clima adverso no Brasil ajudou a CBOT a fechar a semana em alta com o contrato para março (o mais operado) finalizando o pregão em $ 9,20, o maior valor desde o dia 18 de dezembro: “Assim como viemos alertando nossos clientes de consultoria, apesar de os estoques mundiais de soja estarem em patamares recordes, a redução da safra da América do Sul está adicionando ‘prêmios climáticos’ nas cotações futuras”. 

“O ímpeto desta alta vai depender do volume de perdas ‘real’. Caso a safra continue sendo reduzida, os preços devem continuar subindo. Hoje, a Aprosoja reduziu sua estimativa para a safra de soja estimando uma produção nacional entre 110-115 milhões de toneladas. A estimativa inicial era de 120 milhões de toneladas, segundo a CONAB”, conclui a ARC Mercosul, que acredita que a produção de soja deve ficar entre 116-118 milhões de toneladas.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.