Solo requer cuidado na safrinha
CME MILHO (DEZ/20) US$ 3,650 (0,50%)
| Dólar (compra) R$ 5,55 (0,67%)

Imagem: Pixabay

ESPECIAL

Solo requer cuidado na safrinha

O produtor tem muitos fatores a se preocupar em uma safra mas o solo não pode passar despercebido
Por: -Eliza Maliszewski
2703 acessos

A colheita de soja está a todo vapor pelas regiões produtoras do Brasil, algumas mais adiantadas e outras mais atrás em função de chuvas. Com a retirada da oleaginosa os produtores já começaram a plantar a safrinha de milho, cuja janela ideal está acabando. Em alguns casos, como o Rio Grande do Sul que sofre com a estiagem, produtores ainda estão buscando alternativas rentáveis e que se encaixem no período de plantio indicado. Já mostramos em outra reportagem que o sorgo pode ser uma boa opção. Para quem opta pelo milho os preços no mercado estão colaborando.

O produtor tem muitos fatores a se preocupar em uma safra e isso não é novidade: adubação, manejo de pragas e doenças, clima. Mas o solo não pode passar despercebido. As condições físicas, químicas e biológicas interferem diretamente, assim como o preparo correto para receber uma nova cultura. Conversamos com o coordenador de agricultura de precisão da Piccin, Paulo Padilha, que traz algumas dicas importantes.

Portal Agrolink: como deve ser este preparo para garantir a produtividade da próxima cultura?                            Paulo Padilha: o preparo pode ser feito de forma convencional, com uma grade aradora ou em caso do plantio direto com uma escarificação, com descompactação da camada superficial a 0,26 centímetros. Para o milho safrinha deve ser feita a descompactação, preparando o solo em condições ideais para a próxima safra.

Portal Agrolink: e em relação a nutrientes o que deve ser levado em conta?
Paulo Padilha:
inicialmente deve ser feita uma amostragem de solo, analisando os nutrientes, acidez do solo e fazer as correções com calcário ou gesso dependendo da recomendação agronômica. Também pode ser feita adubação a lanço  antes ou depois do plantio 

Portal Agrolink: como agir em caso de solo muito compactado?
Paulo Padilha:
esse fator deve ser muito bem observado, muito bem avaliado porque interfere tanto na produtividade quanto na rentabilidade da lavoura. Existem equipamentos no mercado que trabalham com alto rendimento operacional, baixo custo, o que impacta diretamente nos custos de produção.

Para o plantio direto nos pudemos conhecer o escarificador da Piccin durante a última Bahia Farm Show. 


Atenção: Para comentar nesta página é necessário realizar o seu cadastro gratuíto ou entrar.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink