CI

Tempo será favorável para o avanço das colheitas

Veja a previsão de chuvas para a semana


Foto: Leonardo Gottems

Ao longo desta semana, as condições do tempo serão favoráveis para a finalização das colheitas do milho, algodão e trigo de algumas regiões do cerrado. Além disso, há previsão para a chegada de uma nova frente fria que vai trazer chuvas e condições de geadas no sul do país. 

Veja a previsão por região.

Região Sul
As instabilidades causadas pela passagem de uma frente fria favorece a ocorrência de chuvas que poderão ultrapassar 30 mm em áreas do RS e Oeste de SC. No Norte do PR, não há previsão de chuva, mas haverá manutenção da umidade do solo. Os cultivos de inverno serão beneficiados pela disponibilidade de água no solo. Há previsão de geada fraca a moderada em grande parte da região, com destaque para áreas serranas do RS e SC, onde a grande maioria do trigo se encontra em desenvolvimento vegetativo, sem previsão de impacto significativo nas lavouras.

Região Sudeste
A massa de ar seco prevalecerá e continuará impedindo a ocorrência das chuvas em grande parte da região. Entretanto, em áreas litorâneas de SP, RJ e ES, podem ocorrer chuvas de forma fraca e isolada. O tempo seco continuará beneficiando a qualidade das fibras do algodão, a secagem natural do milho 2ª, além da maturação e da colheita do trigo, da cana-de-açúcar e do café.

Região Centro-Oeste
O predomínio de uma massa de ar seco continua dificultando a formação de nuvens carregadas, mantendo o tempo seco. A condição de baixa umidade relativa do ar favorece a maturação e a finalização da colheita do algodão e do milho 2ª safra, bem como, do trigo no Sudoeste do MS, que se encontra majoritariamente em maturação e colheita. A umidade do solo em MS será suficiente para as poucas áreas de trigo em enchimento de grãos.

Nordeste
Na região do SEALBA, devem ocorrer baixos volumes, podendo ultrapassar 10 mm nas áreas mais litorâneas. A redução da disponibilidade hídrica no solo pode causar restrição ao enchimento de grãos de feijão e milho 3ª safra no Nordeste da BA, principalmente nas áreas mais distantes do litoral.

Norte
São previstos acumulados de chuva entre 20 e 50 mm no noroeste da região, com destaque para os estados de RR e AM, podendo ultrapassar 80 mm em áreas do leste do AM. No Estado de TO, RO e centro-sul do PA não são previstos acumulados de chuva e nas demais áreas, os acumulados de chuva previstos são inferiores a 10 mm.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.