Trigo: geada preocupa áreas em fase de floração no RS
Clima favorece manejo, mas geadas exigem avaliação
Foto: Canva
No Rio Grande do Sul, as lavouras de trigo avançam principalmente pelas fases de floração e enchimento de grãos, enquanto as geadas registradas no fim do período podem ter causado danos em áreas em fase reprodutiva. Segundo dados divulgados pela Emater/RS-Ascar, a avaliação dos possíveis impactos ainda será realizada, mas o potencial produtivo da safra permanece satisfatório.
De acordo com o Informativo Conjuntural, divulgado pela Emater/RS-Ascar na quinta-feira (10), 39% das lavouras estão em floração e 33% em enchimento de grãos. Apenas 2% das áreas já alcançaram a fase de maturação.
As condições de radiação solar e as temperaturas mais amenas favoreceram o andamento dos trabalhos no campo. Nesse cenário, os produtores conseguiram realizar a adubação nitrogenada e avançar nos tratamentos fitossanitários.
Os tratamentos tiveram como principal objetivo o controle de doenças fúngicas, que exigem atenção durante o desenvolvimento da cultura.
No fim do período, as geadas trouxeram uma preocupação adicional para as áreas de trigo que estavam em fase reprodutiva. Segundo dados divulgados pela Emater/RS-Ascar, os possíveis danos ainda serão avaliados.
As áreas que permaneciam em desenvolvimento vegetativo não apresentam perspectiva de danos provocados pelas geadas. A situação é observada, por exemplo, nos Campos de Cima da Serra.
De maneira geral, o potencial produtivo das lavouras continua satisfatório, apesar da necessidade de avaliar os efeitos das condições de frio sobre as áreas que já haviam avançado para fases reprodutivas.
Para a Safra 2026, a Emater/RS-Ascar projeta uma área cultivada de 814.220 hectares no Rio Grande do Sul. A produtividade média estimada é de 2.701 kg por hectare.
O estágio atual das lavouras mostra que a maior parte da área ainda está entre floração e enchimento de grãos, enquanto uma parcela menor começa a entrar na maturação. A avaliação dos efeitos das geadas será importante para confirmar se houve alteração no potencial produtivo inicialmente projetado.