CI

V Concurso de Carcaças Angus – recorde de volume e qualidade

500 animais Angus foram abatidos, no dia 23 de setembro de 2010, na unidade Bagé do Frigorífico Marfrig


Com número recorde de animais Angus abatidos V Concurso de Carcaças Angus foi um verdadeiro show de qualidade e padronização

Em dia de abate que entrará para a história da raça no RS, 500 animais Angus foram abatidos, no dia 23 de setembro de 2010, na unidade Bagé do Frigorífico Marfrig – parceiro da Associação Brasileira de Angus (ABA). O número expressivo de animais jovens e a excelente qualidade dos lotes impressionou todos os participantes e profissionais presentes no abate, tanto pela uniformidade, acabamento, como também pelo peso médio de carcaça de 262 kg. Participaram 16 lotes de animais de 10 produtores da raça Aberdeen Angus.

A Estância Santa Eulália (Pelotas/RS), de Joaquim Francisco Bordagorry de Assumpção Mello, foi a grande vencedora nas categorias Macho Angus Definido e Fêmea Angus Definida do V Concurso de Carcaças Angus, ao conquistar o Grande Campeonato pelo segundo ano consecutivo. “A vitória neste ano possui um significado especial, uma vez que tivemos competição acirrada com animais padronizados de excelente qualidade”, afirma Mello, ao elogiar a qualidade de todos os lotes participantes. Como reservado grande campeão na categoria Angus Defnido, a vitória ficou com a empresa Banhado Parceria Agrícola/Pecuária – Angus Junquero (Aceguá/RS). O terceiro melhor lote foi para as estâncias AML Agropecuária (Santana do Livramento e Manoel Viana/RS), de Jose Azhaury Linhares.

A Estância Formosa (Bagé/RS), da Parceria Agropecuária Jacinto Cantão, venceu na categoria Macho Cruza Angus. Ronaldo Cantão, um dos proprietários, comemora a vitória no concurso, lembrando que os animais vitoriosos são criados 100% a pasto, de produção própria iniciada pelo grupo em 1997. “A iniciativa da ABA em parceria com o Frigorífico Marfig cria um rumo com características genéticas a serem buscadas pelos selecionadores Angus”, destaca. A Pulquéria Agropecuária (São Sepé/RS), de Fernando Costa Beber, obteve a premiação Fêmea Cruza Angus. O concurso é uma importante iniciativa, organizada pela Associação Brasileira de Angus (ABA), para valorização da raça Angus, afirma o criador, ao destacar que o evento incentiva selecionadores gaúchos na produção da marca de carne reconhecida mundialmente.

Segundo o jurado da ABA, João Hermes Souza, os lotes campeões de categoria apresentaram, neste que foi o maior Concurso de Carcaças Angus de todos os tempos, padrão de carcaças excelente, com qualidade desejada pela indústria frigorífica. De acordo com Fábio Medeiros, que é subgerente da ABA – Programa Carne Angus Certificada, a competição foi extremamente acirrada, especialmente na categoria Angus Definido, sendo que três lotes disputaram ponto-a-ponto a vitória, destancando-se por pesos de carcaça próximos a 300kg, acabamento superior e excelente conformação. “O desempate se deu na idade dos animais, onde o lote campeão apresentou dente-de-leite e os demais dois dentes”, adiciona.

Os jurados do concurso foram técnicos do Programa Carne Angus Certificada e Frigorífico Marfrig, que realizaram avaliações das carcaças no dia-a-dia da indústria, usando critérios como raça, idade, acabamento, conformação e peso de carcaça. “A qualidade apresentada pelos animais também superou edições anteriores e, assim como no ano passado, a uniformidade dos lotes foi o grande destaque”, explica Fábio Medeiros. Para o subgerente, foi uma demonstração inquestionável do grande potencial da genética Angus para produção de carne de qualidade. Todos os lotes participantes receberam um sobrepreço de 5% acima da tabela de premiação da indústria. Os lotes Campeões receberam premio de 10% sobre o preço de balcão, além das bonificações normais do Angus no Marfrig.

As informações são da assessoria de imprensa da Associação Brasileira de Angus.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.