CI

Vacas europeias usarão máscaras a partir do ano que vem

95% das emissões de metano das vacas vêm da exalação pela boca e nariz do animal


Foto: Marcel Oliveira

A partir do próximo ano, algumas vacas e bois em todo o continente europeu poderão usar um novo acessório vestível, semelhante a uma máscara, que pode ajudar a indústria a reduzir as emissões de gases de efeito estufa. 

 O novo dispositivo, desenvolvido pela startup britânica ZELP, pode cortar as emissões de metano em mais da metade, dizem seus criadores. A invenção chamou a atenção da gigante americana do agronegócio Cargill, que fechou um acordo com a jovem empresa para comercializar o aparelho exclusivamente em toda a Europa. 

A Cargill disse que espera começar a oferecer os dispositivos aos produtores de leite europeus em 2022. As empresas ainda não estabeleceram um preço, mas a ZELP disse que a taxa de assinatura anual pode ficar em torno de US $ 80 por animal. 

O desenvolvimento do ZELP, cujo nome deriva de 'Zero Emission Livestock Project', combinou tecnologia de oxidação de metano e processamento de dados para minimizar o impacto ambiental da produção de laticínios e, ao mesmo tempo, melhorar o bem-estar animal. 

95% das emissões de metano das vacas vêm da exalação pela boca e nariz do animal. Os dispositivos portáteis da ZELP, colocados sobre o focinho das vacas, agem um pouco como o catalisador de um carro. Um conjunto de ventiladores movidos a bateria solar absorve os arrotos e os prende em uma câmara com um filtro absorvedor de metano. Uma vez que o filtro está saturado, uma reação química converte o metano em CO2, que é então liberado. 

O dispositivo também permite capturar uma variedade de dados fisiológicos e comportamentais dos animais, permitindo aos criadores aumentar sua produtividade, ajudar na detecção de doenças em estágios iniciais e fornecer informações mais detalhadas sobre a digestão e otimizar a eficiência da conversão alimentar. 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.