CI

Vale a pena vender agora a soja 22/23?

Preço está mais baixo em relação ao nível mais elevado em que já esteve em abril


Foto: Eliza Maliszewski

Existem dois problemas para se negociar antecipadamente a safra 2022/2023, aponta a equipe de analistas de mercado da Consultoria TF Agroeconômica. Pelo lado do produtor, o receio é com o custo elevado e o clima, o que provoca dúvidas sobre o quanto vai se conseguir plantar – tal como ocorreu no ano passado. 

Por outro lado, os compradores estão com medo dos fretes, cujas altas não são previsíveis e, por isso, não querem comprar FOB, mas não encontram vendedores CIF. “A solução, como estamos cansados de afirmar, são as fixações de preço nos mercados futuros, sem comprometimento do físico. Isto pode ser uma boa saída, tanto para vendedores, quanto para compradores”, apontam os especialistas.

De acordo com a equipe de analistas de mercado da Consultoria TF Agroeconômica, apesar da forte alta na cotação de julho na última sexta-feira, 13 de Maio, ela ainda está “relativamente baixa em relação ao nível mais elevado em que já esteve em abril”. Confira o que mais mexe no preço:

*O avanço do plantio do milho diminui a transferência de área para a soja: A grande notícia desta sexta-feira foi a do avanço das lavouras de milho, o que afastaria boa parte da expectativa de que seriam transformadas em lavouras de soja. Com isto, se produzirá menos soja e os preços voltaram a subir.

*Novas vendas para a China: Outra boa notícia foi a continuidade da demanda da China, que voltou a comprar nesta sexta-feira (já foram quase 18 navios nesta semana), o que significa manutenção da boa demanda.

*Esmagamento recorde: O mercado espera o anúncio de um esmagamento recorde de soja durante o mês de abril, o que também contribui para aumentar a demanda e a redução dos estoques finais. O mercado espera que a NOPA anuncie que 4,69 MT de soja foram esmagados em abril. Isso seria um recorde para abril, se realizado, embora um recuo sobre o total de março.
 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.