CI

Mancha estreita

Cercosporiose (Cercospora oryzae) Culturas Afetadas: Arroz

A ocorrência de Cercospora oryzae em plantas de arroz foi relatada pela primeira vez, em 1910, no Japão. Atualmente, a doença já foi registrada em todo o mundo, exceto no continente europeu. Mesmo existindo relatos de perdas em algumas regiões do mundo, acredita-se que nas condições brasileiras a doença tenha pouca importância. A mancha estreita geralmente ocorre na fase final do ciclo da planta e normalmente passa desapercebida na cultura. Quando a doença se manifesta mais cedo, pode reduzir a área foliar fotossintetizante, provocar redução de peso e rápida maturação dos grãos, além de diminuir o rendimento durante o processo de beneficiamento. A relevância da doença quanto aos danos está condicionada principalmente ao uso de variedades muito suscetíveis, fato verificado nas décadas de 30 e 40 nos Estados Unidos.

Danos: As manchas típicas aparecem mais freqüentemente nas folhas. No entanto, sob condições de ataque severo, as manchas podem ser encontradas nas bainhas, colmos e glumelas. As lesões características são estreitas, finas, necróticas, alongadas no sentido das nervuras, apresentando coloração marrom-avermelhada; nas variedades resistentes as lesões tendem a ser mais curtas, estreitas e escuras. Embora as dimensões sejam bastante variáveis, as manchas medem em média 3-5 x 1-1,5 mm.

Controle: O uso de variedades resistentes é a medida mais indicada para evitar ou diminuir as perdas. Ao longo do tempo, diversas variedades foram produzidas em programas de melhoramento dirigidos para mancha estreita. Embora a doença venha merecendo pouca atenção no Brasil, a incorporação de resistência em variedades nacionais pode ser facilitada graças à existência de material estrangeiro com boas características agronômicas e portador de resistência. Outras medidas podem contribuir para o controle da doença, entre as quais o emprego de sementes sadias ou tratadas, a eliminação do arroz vermelho, que se constitui num hospedeiro alternativo, e mesmo a rotação de cultura. Alguns fungicidas, como o mancozeb, têm sido recomendados para o controle do patógeno.

Produtos indicados

Kasan 800 WP
Acaricida

Empresa: CropChem

Ingrediente: Mancozebe

Culturas:

Abóbora Algodão Alho +38 mais
Mancobul 800 WP/Corola/Fudan
Acaricida

Empresa: Proregistros

Ingrediente: Mancozebe

Culturas:

Abóbora Alho Amendoim +32 mais
Mancozeb 800 Sino-Agri
Acaricida

Empresa: Inovatis

Ingrediente: Mancozebe

Culturas:

Abóbora Algodão Alho +38 mais
Mancozeb 800 WP Loveland
Acaricida

Empresa: Nutrien

Ingrediente: Mancozebe

Culturas:

Abóbora Algodão Alho +38 mais
Mancozeb CCAB 800 WP
Acaricida

Empresa: CCAB Agro

Ingrediente: Mancozebe

Culturas:

Abóbora Alho Amendoim +35 mais
Systhane 250 EC
Fungicida

Empresa: Corteva

Ingrediente: Miclobutanil

Culturas:

Arroz Café Maçã +1 mais
Wanzeb
Fungicida

Empresa: Sipcam Nichino

Ingrediente: Mancozebe

Culturas:

Abóbora Alho Amendoim +31 mais
Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.