CI

Goiabas "siamesas"

Goiabas "siamesas"



As deformações que ocorrem em frutos, por quaisquer que sejam as causas, geralmente são depreciativas, ou seja, prejudicam os frutos, principalmente no aspecto de aparência e conseqüentemente refletindo de forma negativa na sua comercialização. Neste caso das goiabas "siamesas" há que se destacar a raridade com que essa anomlia ocorre e também o aspecto de curiosidade.

De acordo com Pinto & Genu (1981) citando outros autores, esse fenômeno já foi descrito em maçã, mamona e manga. Porém, essa anomalia embora rara, ocorre com mais freqüência em frutos de banana e café.

Pinto & Genu (1981) explicam que na formação de frutos anormais (grudados) de manga ocorre a fusão de dois frutos no estádio inicial de desenvolvimento, podendo esses frutos fundidos se desenvolverem de maneira uniforme, chegando ao final com tamanhos e formatos idênticos, ou um se desenvolver mais rapidamente que o outro, resultando em uma composição com um fruto grande e outro pequeno. De qualquer forma, deduz-se que o ponto comum neste tipo de anomalia, refere-se ao fato de que os frutos anormais são originários de inflorescências compostas de flores pequenas e próximas, o que obviamente facilita o fenômeno da fusão.

No caso das goiabas "siamesas", em evidência, nota-se que os frutos fusionados apresentam tamanhos ligeiramente diferentes um do outro e também o estádio de maturação é algo diferenciado. No entanto, os aspectos da polpa e das sementes são idênticos em ambos os frutos.


Acompanhou-se a germinação das sementes destes dois frutos. Cem sementes de cada um deles foram retiradas e limpas. A germinação foi realizada em papel germiteste úmido mantido a temperatura alternada de 20°C no escuro por 12 horas e 30°C sob luz por 12 horas. A germinação iniciou-se 16 dias após a semeadura e estendeu-se por mais 15 dias. Todas as sementes germinaram e produziram plântulas normais.

Esses frutos foram colhidos pela Senhora Águida Maria Alves Fontes numa goiabeira existente na chácara de sua propriedade e do seu esposo, Senhor Newton José Nogueira Fontes, localizada no Condomínio Solar de Brasília, Conjunto 6, Casa 26, cujas coordenadas são: 15º51'28,1'' de latitude Sul e 047º48'43,2'' de longitude Oeste, e 1107 metros de altitude.


No vocábulo popular, essa anomalia que ocorre quando os frutos se formam pregados um ao outro, ou seja, "gêmeos", é conhecida como fruto inconho ou fruto felipe e está relacionado a uma série de crendices bastante curiosas. Quando se encontra, por exemplo, um "café felipe" é dito que isso dá sorte, e após receber algo inusitado, conseqüência da "sorte", deve-se passar o "café felipe" adiante para que surta o mesmo efeito na pessoa que o receba. Já para o caso de fruto que se come in natura, como é o caso da goiaba, recomenda-se: "não se deve comer banana (ou outra fruta) inconha; quem assim fizer arrisca-se, casando-se, a ter filhos gêmeos" (Araújo, 1957). Há ainda a crença de que se uma mulher comer fruta inconha, sendo estéril, imediatamente engravidará.
Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.