CI

Produção de sementes de arroz

-


 

1. Introdução

Uma vez completada a fase vegetativa de uma planta, cujo período, em dias, pode variar bastante dentro de uma mesma cultivar, inicia-se a fase reprodutiva, cuja duração é praticamente constante. Essa é a razão de se ter épocas recomendadas de semeadura, em função de uma cultivar ser de maturidade precoce ou tardia. Quando iniciada a fase reprodutiva da planta, esta é irreversível e determina a perpetuação da espécie.

O desenvolvimento e a maturação das sementes são aspectos importantes a serem considerados na tecnologia de produção de sementes, pois entre os fatores que determinam a qualidade das sementes estão as condições de ambiente predominantes na fase de florescimento/frutificação e a colheita na época adequada. Portanto, o conhecimento, de como se processa a maturação das sementes e dos principais fatores envolvidos, é de fundamental importância para a orientação dos produtores de sementes, auxiliando no controle de qualidade, principalmente no que se refere ao planejamento e a definição da época ideal de colheita. 

2. Cuidados na produção de sementes

O estabelecimento de campos de produção de sementes requer, além de um planejamento criterioso, alguns cuidados especiais e imprescindíveis.


3. Origem da semente

A semente a ser utilizada deverá ser: de origem e classe conhecida; de alta pureza genética; de alta qualidade sanitária (livre de doenças); com boa qualidade fisiológica (germinação e vigor); livre de sementes de plantas daninhas; livre de sementes de outras espécies e material inerte.

4. Escolha do campo

O produtor necessita conhecer o histórico do campo em que irá trabalhar, pois alguns fatores podem interferir na qualidade final do produto. Entre esses fatores temos os seguintes:

- Cultivo anterior: o campo não deve ter sido cultivado com a mesma espécie no ano anterior ou nos anos anteriores, conforme a cultivar escolhida. Desta forma evita-se contaminação varietal.

- Espécies silvestres: o conhecimento das plantas daninhas predominantes no campo é importante, pois é mais fácil produzir em áreas livres de invasoras do que em áreas onde há presença de plantas que dão origem a sementes silvestres nocivas toleradas ou proibidas.

5.  Sementes

É obrigatório utilizar sementes básicas ou sementes certificadas. Estas devem ser adquiridas junto a instituições públicas ou de particulares idôneos, em embalagens fechadas contendo informações sobre a qualidade das sementes.

6. Semeadura

a) Época de semeadura
 
No Rio Grande do Sul a época de semeadura recomendada é de 15 de outubro a 15 de novembro, podendo em algumas regiões (fronteira oeste e litoral norte) ser antecipada por alguns dias.

b - Densidade de semeadura

Recomenda-se para cultivares que emitam perfilhos, 125 kg ha-¹ de sementes viáveis. Para cultivares que emitam poucos perfilhos a quantidade de semente deve ser aumentada.

c - Preparo do solo

O solo no plantio convencional deve ser bem preparado para que as sementes tenham profundidade de semeadura, emergência e estande uniformes. No sistema de plantio direto e cultivo mínimo, o solo é mais frio que no convencional, sendo necessário aumentar um pouco a densidade de semeadura. Outros sistemas utilizados para produção de sementes são o pré-germinado e o de transplante de mudas.

7. Manejo da cultura

A adubação, tratos culturais, irrigação e manejo da cultura seguem a mesma orientação que para uma lavoura de produção comercial (Figura 1).

 


Figura 1 - Manejo da cultura do arroz irrigado.

8. Isolamento

É muito importante evitar as possibilidades de contaminação genética através da polinização cruzada. O isolamento dos campos de produção de sementes pode ser realizado através de:

a) Espaço

Para cultivares de arroz irrigado o isolamento físico é, no mínimo, 3 metros para cultivo em linha e de 15 metros para cultivo à lanço, tanto no plantio como na colheita. No que se refere a produção de sementes de híbrido de arroz, muito pouco se conhece a respeito do isolamento a ser utilizado.

b)     Época de semeadura

Esse tipo de isolamento pode ser utilizado de maneira que o florescimento de cada variedade ocorra em épocas diferentes. Para arroz uma defasagem de 20 dias é suficiente, desde que não exista diferença de ciclo entre as cultivares.

c)     Barreiras

A distância mínima de isolamento pode ser reduzida se forem feitas semeaduras de bordaduras, que irão se constituir em barreiras vegetais.

8. Descontaminação

É a limpeza total e sistemática de um campo de produção de sementes, através da remoção de plantas indesejáveis. A descontaminação deve ser realizada para retirar:

- Plantas atípicas: são plantas da mesma espécie, mas que destoam desta por uma ou mais características, tais como: tipo de planta, ramificações, hastes ou folhas pilosas, cor, forma, tamanho etc. Estas plantas devem ser eliminadas dos campos de produção de sementes em qualquer época do seu desenvolvimento vegetativo e reprodutivo.

- Plantas liberadoras de pólen: são todas aquelas plantas indesejáveis da mesma espécie que possam polinizar através do cruzamento natural (Figura 2).


Figura 2 - Plantas de arroz vermelho (Oryza sativa).

- Plantas espontâneas: são aquelas plantas que são difíceis de controlar pelas práticas culturais ou através de utilização de herbicidas (Figura 3).
 

Figura 3 - Planta de capim arroz (Echinochloa colonum).

-Sementes inseparáveis: são aquelas consideradas de difícil separação por meio de equipamentos mecânicos.

9. Inspeções em campo de produção

Uma forma de realizar a descontaminação de campos de produção de sementes é através de inspeções criteriosas das lavouras. O número de inspeções para cada cultura representa o mínimo aceitável, entretanto, inspeções adicionais poderão ser executadas. Os períodos de inspeção devem ser realizados nas seguintes fases de desenvolvimento da cultura:

- Período de pré-floração: compreende todo o período de desenvolvimento vegetativo que precede ao florescimento das plantas.

- Período de floração: este período é caracterizado pela fase em que as flores estão abertas, o estigma receptivo e a antera liberando pólem.

- Período de Pós-floração: neste período a receptividade do estigma e a liberação do grão de pólem das anteras terão cessado. O óvulo já deverá estar fertilizado e desenvolvendo-se em semente.

- Período de Pré-colheita: nesta fase a semente se torna mais dura e alcança a maturação fisiológica. Este é o período mais importante para a descontaminação, pois vários tipos de plantas indesejáveis e misturas varietais podem ser identificadas facilmente.

- Período de colheita: nesta fase a semente esta fisiológicamente madura e suficientemente seca, permitindo uma colheita fácil e segura, ou então fisiológicamente madura e úmida, podendo no entanto ser colhida e secada artificialmente para armazenamento.



José Luis da Silva Nunes
Engenheiro Agrônomo, Dr. em Fitotecnia



Bibliografia consultada

PESKE, S.T.; ROSENTHAL, M.D.; ROTA, G.R.M. Sementes: Fundamentos científicos e tecnológicos. 3ª edição. Pelotas: Editora rua Pelotas, 2012. 573p.


 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.