CI

Análise

Análise


Tecnologia de sementes - Análise

 
Conceitos Produção de sementes Qualidade de sementes Análise de sementes Patologia de sementes Colheita de sementes Secagem, Beneficiamento e Armazenagem


A qualidade de sementes é analisada através de um conjunto de procedimentos e de normativas definidas dentro do sistema de Regras de Análise de Sementes (RAS). O Laboratório de Análise de Sementes (LAS) é o centro de controle dessa qualidade onde, através dos diferentes testes realizados obtêm-se informações sobre as características de qualidade das sementes de diferentes culturas. Essas informações são de grande valia na aferição da tecnologia empregada e/ou identificação de problemas e suas possíveis causas.

O regramento para a análise de sementes foi estabelecido conforme metodologias que fornecessem resultados seguros, precisos e uniformes. As RAS especificam os diferentes métodos de análises empregados, bem como os tamanhos máximos para os lotes de sementes e o peso mínimo das amostras médias e das amostras de trabalho para a análise de pureza e para a determinação do número de outras sementes. Apresenta, ainda, instruções para o teste de pureza, germinação, umidade, tetrazólio e outras determinações.

 




















O objetivo da presente publicação é atualizar as Regras para Análise de Sementes - RAS (Edição 1992) de acordo com as regras internacionais de análise de sementes da International Seed Testing Association - ISTA, suprindo as necessidades dos Laboratórios de Análise de Sementes que atendem ao sistema de produção de sementes no Brasil.

Arquivo PDF





 

José Luis da Silva Nunes
Engenheiro Agrônomo, Dr. em Fitotecnia

 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.