CI

Produtividade do capim Andropogon sob níveis de água e N

Produtividade de "Andropogon gayanus" sob diferentes níveis de água e nitrogênio



Os tabuleiros costeiros do Piauí apresentam solos de textura predominantemente arenosa, deficientes em macro e micro nutrientes e com baixa retenção de umidade. Daí a importância da pesquisa no campo da forragicultura nessa região para avaliar a adaptação e produção de diferentes espécies de forrageiras, em busca de alternativas econômicas para a exploração animal em tais condições.

O "Andropogon gayanus Kunth" é uma gramínea que se adapta bem a solos ácidos e de baixa fertilidade com boas perspectivas para alimentação animal. Seu valor nutritivo é mediano a baixo, mas pode ser melhorado por meio da adubação, particularmente a nitrogenada.

As espécies desse gênero vegetam bem em regiões com precipitação anual acima de 750 mm e com estações secas variando de três a quatro meses. Em algumas regiões, essa gramínea é capaz de suportar até nove meses de seca, devido a profundidade do seu sistema radicular.

O maior efeito da irrigação está sobre a elevação da produtividade e não na redução da sazonalidade da produção de forrageiras. Irrigar em regiões onde as temperaturas são elevadas, com boas condições de luminosidade, as respostas serão melhores e essas condições são encontradas na região de Parnaíba, PI.

Objetivando avaliar o efeito de diferentes níveis de irrigação e de adubação nitrogenada sobre a produção de matéria seca, eficiência do nitrogênio e relação lâmina/colmo do Capim Andropogon ("Andropogon gayanus"), foi conduzido um experimento na Embrapa Meio-Norte, em Parnaíba-PI. O delineamento experimental foi de blocos casualizados, em esquema fatorial 3 x 4, com três repetições; sendo três níveis de irrigação (80%, 50% e 20% da evaporação do Tanque Classe A (ECA)) e quatro níveis de nitrogênio (100; 250; 400 e 550 kg/ha.ano). As adubações nitrogenadas foram fracionadas e aplicadas, na forma de uréia e em cobertura, após cada um dos quatro cortes realizados no período.

O maior nível de irrigação promoveu um aumento de 289% na produção de matéria seca em relação ao menor nível. A adubação nitrogenada também mostrou efeito positivo sobre a produção de matéria seca (MS), variando de 4,4 para 5,6 t/ha. Tanto a adubação nitrogenada quanto a irrigação, afetaram positivamente a relação lâmina/colmo, com valor máximo de 1,46 no nível intermediário de água aplicado. A eficiência do nitrogênio no maior nível de irrigação( 80% ECA) foi superior aos outros níveis (50% e 20% ECA).

Autores: Braz Henrique Nunes Rodrigues (Embrapa Meio-Norte), Alex Carvalho Andrade (Bolsista CNPq) e João Avelar Magalhães (Embrapa Meio-Norte).

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.