
Podridão-parda da haste
Podridão-parda da haste (Cadophora gregata) Culturas Afetadas:
Cadophora gregata é um fungo Deuteromiceto que é um patógeno de plantas que causa a doença comumente conhecida como podridão marrom do caule da soja. P. gregata não produz estruturas de sobrevivência, mas tem a capacidade de hibernar como micélio em resíduos de soja em decomposição.
Danos
A partir do enchimento de grãos, pode ser observado escurecimento do sistema vascular e da medula de haste e de raiz. Esses sintomas podem ser acompanhados de clorose e necrose internerval de folhas (folha carijó). A doença não apresenta sintoma externo na haste. Em casos severos, ocorre intensa queda de vagens e as plantas podem apresentar rápido murchamento das folhas. O fungo sobrevive em restos culturais de soja e no solo e não é disseminado por sementes. A infecção ocorre através do sistema radicular, aproximadamente 30 dias após a germinação de sementes. O aumento da intensidade de sintomas, é favorecido por temperatura do ar entre 15°C e 27ºC e alta umidade do solo após florescimento.
Controle
Utilizar cultivares resistentes e rotação de culturas. Para evitar a introdução da doença em novas áreas, deve-se realizar limpeza de máquinas e implementos. Recomenda-se o uso de produtos registrados para as culturas/problema.