
Vírus do mosaico comum da soja (VMCS)
Vírus do mosaico comum da soja (VMCS) (Vírus do mosaico comum da soja (VMCS)) Culturas Afetadas:
O vírus do mosaico comum da soja (VMCS) foi identificado pela primeira vez no Brasil em 1955. Devido à transmissão pelas sementes é o vírus mais disseminado no país e no mundo. Em geral, as fontes de inóculos primários são as sementes contaminadas, as quais após a emergência servirão de fonte de inóculo para os insetos vetores (pulgões).
Logo após a emergência já se pode observar plântulas infectadas que apresentam as folhas primárias com forte sintoma de mosaico e ou distorções do limbo foliar. Essas plantas não se desenvolvem normalmente. Ao contrário, tornam-se anãs, apresentam retenção foliar e com baixa produção de vagens. As sementes originárias de plantas infectadas são manchadas. O número de vagens que se desenvolvem também é reduzido. As sementes podem ter redução do peso e normalmente são manchadas. Plantas infectadas produzem sementes com e sem manchas. Numa mesma vagem podem-se encontrar sementes totalmente, parcialmente ou sem qualquer mancha.
Danos
Plantas infectadas apresentam folhas encarquilhadas, com algumas bolhas e com mosaico distribuído irregularmente sobre o limbo foliar. A maturação é atrasada e é comum encontrar plantas verdes no meio de plantas já amadurecidas. Genótipos suscetíveis produzem sementes com manchas marrons ou pretas, de acordo com a cor do hilo. Há genótipos suscetíveis que não produzem sementes manchadas. Sementes sem manchas podem transmitir o vírus e originar plântulas infectadas. No entanto, nem todas as sementes manchadas originam plântulas infectadas.
O vírus do mosaico comum da soja foi introduzido no Brasil através de sementes infectadas e está distribuído em todas as regiões onde a soja é cultivada. É transmitido por pulgões. Condições climáticas que favorecem a população de pulgões contribuem para maior incidência do vírus no campo.
Controle
A maneira mais eficiente de controle é através de variedades resistentes. Inúmeras cultivares de soja são resistentes a esse vírus.