A Extensão Rural no cenário nacional tem como atuação básica a busca da modernização da agricultura e a melhoria do bem estar social da população rural.
A Extensão Rural para cumprir com seus objetivos tem um trabalho árduo a realizar, ou seja, o de transferir ao produtor rural os conhecimentos gerados pela pesquisa.
Fundamentalmente, tem que se preocupar com o pequeno produtor e aí é que começa seu trabalho mais difícil, pois, quase sempre, vai atuar junto ao homem do campo de nível intelectual mais baixo, em que a capacidade empresarial e a disponibilidade de capital são reduzidas.
Para auxiliar na execução desse trabalho de difusão da tecnologia, principalmente, para o pequeno produtor, a sociedade toda deve fazer um esforço adicional, pois para o sucesso do mesmo, a educação básica é fundamental, além da adequação dos fatores da produção, os chamados fatores externos, tais como: estradas, armazéns, preços, políticas de crédito, entre outros.
Quando os métodos da extensão rural forem empregados dentro da realidade local, em outras palavras, na própria propriedade, em razão do nível cultural dos agricultores e levando em conta sua situação social e econômica, indiscutivelmente, que será eficaz e como resultado atingirá seu desiderato, a promoção do homem do campo e, em decorrência, ter-se-á um maior desenvolvimento rural.
Deve-se ter em mente que a unidade de trabalho da Extensão Rural não é, apenas, o produtor rural, mais sua família, em que se envolve o próprio produtor, sua esposa e filhos.
É importante lembrar, ainda, que o extensionista não deve trabalhar para o
agricultor, mas, sim, com ele, com sua família e com a comunidade rural de sua área de atuação.
Para concluir estas rápidas considerações gerais sobre a importância da Extensão Rural e da atuação do extensionista para o desenvolvimento do processo produtivo, seria interessante registrar a afirmativa do especialista na área, colega Glauco Olinger que, na condição de presidente da, então, Empresa Brasileira da Assistência Técnica e Extensão Rural – EMBRATER, na época, declarou:

