Agronegócio

Cálcio

O cálcio é um elemento químico, símbolo Ca, de número atômico 20 (20 prótons e 20 elétrons) e massa atómica 40 u.
Por: -Admin
18500 acessos

Cálcio (Ca)

O cálcio é um elemento químico, símbolo Ca, de número atômico 20 (20 prótons e 20 elétrons) e massa atómica 40 u. É um metal da família dos alcalino-terrosos, pertencente ao grupo 2 da classificação periódica dos elementos químicos (Figura 1).

 

 

Figura 1 - Cálcio (Clique na imagem para ampliá-la).

FONTES

É o quinto elemento em abundância na crosta terrestre Não é encontrado em estado nativo na natureza, estando sempre como constituinte de rochas ou minerais como as que contém carbonatos (mármore, calcita, calcário e dolomita) e sulfatos (gipso, alabastro).  fluorita (fluoreto), apatita (fluorfosfato da cálcio) e granito (rochas silicatadas).

APLICAÇÕES



O calcário e o gesso são as principais fontes de cálcio e são, também, condicionadores de solos. Além destes, existem fertilizantes que contém na sua composição o cálcio como o superfosfato simples com 18-20% de cálcio, o superfosfato triplo com 12%.

CÁLCIO NA AGRICULTURA


É um dos chamados macronutrientes secundários junto com o magnésio (Mg) e o enxofre (S). Os efeitos indiretos do cálcio são tão importantes quanto o seu papel como nutriente. O cálcio promove a redução da acidez do solo, melhora o crescimento das raízes, aumento da atividade microbiana, aumento da disponibilidade de molibdênio (Mo) e de outros nutrientes. Reduzindo a acidez do solo, diminui a toxidez do alumínio (Al), cobre (Cu) e manganês (Mn). Plantas que apresentam altos teores de cálcio resistem melhor a toxidez destes elementos.

FORMAS DE ABSORÇÃO PELAS CULTURAS


É absorvido como íon Ca++, estando a maior parte dele  localizado nas paredes celulares. Sua concentração no citoplasma é bastante baixa, sendo, armazenado no vacúolo nas formas de oxalatos ou carbonatos.

FUNÇÃO FISIOLÓGICA


O cálcio participa de funções enzimáticas em processos de transferência do fosfato como, por exemplo, a enzima fosfolipase. Constituinte de pectatos, que são depositados na lamela média, dando resistência  à paredes celulares. Constitinte ou ativador de várias enzimas como alfa amilase e nucleases.

FORMAS DE DISPONIBILIDADE DE CÁLCIO À NÍVEL DE SOLOS


As formas disponíveis de  Ca++ são adsorvidas nos colóides do solo. Pela troca de cátions, elas passam para a solução do solo e depois são absorvidas pelas plantas.

FERTILIZANTES COM CÁLCIO


Calcários são a principal fonte de fertilizantes de cálcio. Podem ser de 3 tipos:

- Calcítico;

- Magnesiano;

- Dolomítico.

Outras fontes de Ca++ para as culturas são o gesso agrícola 26% Ca ++,  Super simples, Super triplo, Termofosfato, Nitrato de Cálcio, Nitrocálcio, Cinzas, Calcário calcinado, Cal virgem, Cal hidratada, Escória de siderurgia, CaCl . 

SINTOMAS DE DEFICIÊNCIA DE CÁLCIO NAS PLANTAS

Os sintomas de deficiência de cálcio são morte da gema apical, clorose e necrose internervais nas folhas mais novas,  sintomas de deficiências em Ca2+ são mais pronunciados nos tecidos jovens, já que que praticamente inexiste o seu transporte no floema. Tecidos deformados e enrolados são encontados em plantas deficientes. As vagens chochas na soja e as folhas enroladas no milho são sintomas de deficiência de cálcio (Figura 2).

 

     

Figura 2 - Sintomas de deficiência de cálcio em plantas.

 

 

Ecila Maria Nunes Giracca                            José Luis da Silva Nunes

Eng. Agrª, Drª em Ciência do Solo               Eng. Agrº, Dr. em Fitotecnia

 

Atenção: Para comentar esse conteúdo é necessário ser cadastrado, faça seu cadastro gratuíto.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink