Cálcio (Ca)
O cálcio é um elemento químico, símbolo Ca, de número atômico 20 (20 prótons e 20 elétrons) e massa atómica 40 u. É um metal da família dos alcalino-terrosos, pertencente ao grupo 2 da classificação periódica dos elementos químicos (Figura 1).
![]() |
Figura 1 - Cálcio (Clique na imagem para ampliá-la).
FONTES
É o quinto elemento em abundância na crosta terrestre Não é encontrado em estado nativo na natureza, estando sempre como constituinte de rochas ou minerais como as que contém carbonatos (mármore, calcita, calcário e dolomita) e sulfatos (gipso, alabastro). fluorita (fluoreto), apatita (fluorfosfato da cálcio) e granito (rochas silicatadas).
APLICAÇÕES
O calcário e o gesso são as principais fontes de cálcio e são, também, condicionadores de solos. Além destes, existem fertilizantes que contém na sua composição o cálcio como o superfosfato simples com 18-20% de cálcio, o superfosfato triplo com 12%.
CÁLCIO NA AGRICULTURA
É um dos chamados macronutrientes secundários junto com o magnésio (Mg) e o enxofre (S). Os efeitos indiretos do cálcio são tão importantes quanto o seu papel como nutriente. O cálcio promove a redução da acidez do solo, melhora o crescimento das raízes, aumento da atividade microbiana, aumento da disponibilidade de molibdênio (Mo) e de outros nutrientes. Reduzindo a acidez do solo, diminui a toxidez do alumínio (Al), cobre (Cu) e manganês (Mn). Plantas que apresentam altos teores de cálcio resistem melhor a toxidez destes elementos.
FORMAS DE ABSORÇÃO PELAS CULTURAS
É absorvido como íon Ca++, estando a maior parte dele localizado nas paredes celulares. Sua concentração no citoplasma é bastante baixa, sendo, armazenado no vacúolo nas formas de oxalatos ou carbonatos.
FUNÇÃO FISIOLÓGICA
O cálcio participa de funções enzimáticas em processos de transferência do fosfato como, por exemplo, a enzima fosfolipase. Constituinte de pectatos, que são depositados na lamela média, dando resistência à paredes celulares. Constitinte ou ativador de várias enzimas como alfa amilase e nucleases.
FORMAS DE DISPONIBILIDADE DE CÁLCIO À NÍVEL DE SOLOS
As formas disponíveis de Ca++ são adsorvidas nos colóides do solo. Pela troca de cátions, elas passam para a solução do solo e depois são absorvidas pelas plantas.
FERTILIZANTES COM CÁLCIO
Calcários são a principal fonte de fertilizantes de cálcio. Podem ser de 3 tipos:
- Calcítico;
- Magnesiano;
- Dolomítico.
Outras fontes de Ca++ para as culturas são o gesso agrícola 26% Ca ++, Super simples, Super triplo, Termofosfato, Nitrato de Cálcio, Nitrocálcio, Cinzas, Calcário calcinado, Cal virgem, Cal hidratada, Escória de siderurgia, CaCl .
SINTOMAS DE DEFICIÊNCIA DE CÁLCIO NAS PLANTAS
Os sintomas de deficiência de cálcio são morte da gema apical, clorose e necrose internervais nas folhas mais novas, sintomas de deficiências em Ca2+ são mais pronunciados nos tecidos jovens, já que que praticamente inexiste o seu transporte no floema. Tecidos deformados e enrolados são encontados em plantas deficientes. As vagens chochas na soja e as folhas enroladas no milho são sintomas de deficiência de cálcio (Figura 2).
![]() |
![]() |
![]() |
Figura 2 - Sintomas de deficiência de cálcio em plantas.
Ecila Maria Nunes Giracca José Luis da Silva Nunes
Eng. Agrª, Drª em Ciência do Solo Eng. Agrº, Dr. em Fitotecnia