CI

Vem mais fertilizante do Canadá

Canpotex anunciou o reforço no volume de envio de potássio até o 1º semestre de 2023


Foto: Divulgação

A empresa canadense Canpotex vai ampliar em um milhão de toneladas por ano sua exportação de potássio ao Brasil. A garantia foi repassada pela fornecedora após reunião com a ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), Tereza Cristina, que está no Canadá para negociar alternativas aos fertilizantes com origem russa e ucraniana, bloqueados em função da guerra.

Tereza Cristina negociou o acordo diretamente com executivos da empresa produtora e exportadora de potássio em Ottawa, capital canadense, nesta segunda-feira (14). A empresa Canpotex já opera comercialmente no Brasil desde 2018, e anunciou o reforço no volume de exportações de potássio ao país até o primeiro semestre do ano que vem.

Atualmente os canadenses enviam cerca de quatro milhões de toneladas de potássio ao Brasil, valor que passará para cinco milhões de toneladas/ano. Com essa ampliação nos contratos de fornecimento, o Brasil passará a ser o maior mercado na carteira de vendas da empresa, à frente, inclusive, dos Estados Unidos.

A ministra Tereza Cristina, que está no Canadá desde domingo, 13 de Março, também se reuniu com os presidentes das empresas Brasil Potash, Gensource, Nutrien, e Fertilizer Canada, além do vice-ministro da Agricultura do Canadá, Paul Samson. O Brasil é o quarto maior consumidor global de fertilizantes, responsável por cerca de 8% do total.

No entanto, o País importa cerca de 85% de todo o adubo usado na produção agrícola nacional. O percentual importado é ainda maior no caso do potássio – insumo que chega a 95% vindo do exterior. As importações brasileiras de fertilizantes superaram as 41 milhões de toneladas no ano passado, gerando negócios de mais de US$ 14 bilhões, segundo o MAPA.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.