CI

Cobre auxilia nos mecanismos de proteção e desenvolvimento fisiológico nas lavouras

Benefícios sobre a ação do elemento serão apresentados em treinamento online no dia 11 de julho


Antes de bons resultados na colheita, as práticas de manejo e os aspectos climáticos, relacionados aos diversos estádios fenológicos do vegetal, estão envolvidos na produção. Cada fase exige cuidados e nutrientes especiais para o desenvolvimento, impactando diretamente na produtividade. Entre os elementos essenciais às plantas, o cobre possui funções nutricionais, fisiológicas e protetivas, e sua falta ou deficiência pode ocasionar distúrbios fisiológicos e facilitar a manifestação de doenças promovidas por fitopatógenos.
 
Segundo o engenheiro agrônomo Marcos Revoredo, gerente técnico de hortifruti da Alltech Crop Science, o cobre é “cofator de muitas reações bioquímicas e fisiológicas nas plantas, participando dos processos de fotossíntese e respiração, e diretamente sobre os complexos reprodutivos. Além disso, o íon Cobre participa nos processos de indução de resistência e nos efeitos de proteção, proporcionando efeitos danosos do íon no interior dos microrganismos nocivos”, explica.
 
Em Boa Esperança (MG), o produtor de café Ricardo de Souza realiza aplicações de cobre com o objetivo de aumentar o vigor de desenvolvimento das plantas, visto que a região sofre com a incidência de doenças como a ferrugem, por exemplo. “Conseguimos reduzir a quantidade de doenças na lavoura, além de melhorar a qualidade e a intensidade da coloração verde nas folhas da planta. Observamos também que o grão está mais sadio”, analisa o agricultor. 
 
Revoredo explica que o cobre é essencial ao desenvolvimento de várias culturas e que o vigor no desenvolvimento proporciona incrementos nos tecidos de reserva em plantas perenes. “O nutriente cobre, além de participar de complexos reprodutivos, estimula os processos de fotossíntese e, em plantas perenes, contribui para que as folhas apresentem um verde mais intenso e melhor vigor no desenvolvimento, que será essencial para as sucessivas fases fenológicas”.
 
Treinamento online
 
A importância da utilização do Cobre na agricultura e a contribuição do Coppercrop®, solução biotecnológica da Alltech Crop Science para o fornecimento do nutriente, será tema do treinamento “Benefícios do Coppercrop® no desenvolvimento e auxílio do manejo da proteção de plantas”. A palestra será online e ao vivo, aberta ao público em geral, e acontece no dia 11 de julho. Com duração média de uma hora, o treinamento abordará os aspectos nutricionais, fisiológicos e protetivos do elemento cobre.
 
Serviço:
• Benefícios do Coppercrop® no desenvolvimento e auxílio do manejo da proteção de plantas Palestrante: Marcos Revoredo
Data e horário: 11 de julho, às 10h
Inscrição: https://goo.gl/HsMEMN

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.