CI

Colheita de soja em MT alcançou 99,85% do total da área estimada

Apesar do volume recorde do mês, ainda é esperado que o ritmo seja mantido ao registrado nos últimos meses


O Instituto Mato-Grossense de Economia Agropecuária (IMEA) atualizou o volume de soja esmagada no Mato Grosso, apresentando no mês deem março 913,5 mil toneladas, sendo o maior volume mensal já observado na série histórica do Estado.  O valor divulgado representa um aumento de 10,77% em relação ao mês de fevereiro, enquanto que, em relação ao mesmo período do ano passado, registrou um crescimento de 10,68%. Isso se deve, principalmente, à maior disponibilidade de grão no mercado em decorrência do fluxo da colheita, em conjunto com a demanda mais aquecida pelo farelo, que proporcionou uma melhora na margem bruta de esmagamento neste último mês. 

Apesar do volume recorde do mês, ainda é esperado que o ritmo seja mantido ao registrado nos últimos meses. Atrelado a isso, o Instituto  estima que, na safra 17/18, MT esmague 9,25 milhões de toneladas, o que representa o segundo maior volume já previsto na série, ficando atrás apenas ao da safra 2016/17.

Ainda foram divulgadas as novas estimativas de oferta e demanda para a soja em MT, trazendo como destaque a safra 17/18. Com isso, a oferta da nova safra foi revisada para 32,17 milhões de toneladas, o que representa um novo recorde para o Estado. 

Do lado da demanda, a expectativa referente ao volume exportado do grão foi revisada para 18,20 milhões de toneladas, em decorrência da perspectiva de demanda firme pela soja mato-grossense no mercado externo. Já para o consumo interno em MT, são previstas 9,25 milhões de toneladas, ou seja, o segundo maior já visto na série histórica do Estado, ficando atrás apenas da safra 16/17. 

Em relação ao consumo interestadual, é aguardado que volte aos patamares das safras anteriores a 16/17, na faixa de 4,50 milhões de toneladas. Assim, com a expectativa de uma demanda mais fortalecida em relação à safra anterior, são esperados estoques finais mais apertados, estimados em 0,22 milhão de tonelada. 
 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.