CI

Cotrijal completa 59 anos

Data é comemorada nesta quarta-feira (14.09)


A Cotrijal Cooperativa Agropecuária e Industrial completa 59 anos nesta quarta-feira (14). Uma história marcada por desafios, mas também por conquistas, construída por pessoas abnegadas, que muito trabalharam em prol da cooperativa.

Fundada em 14 de setembro de 1957, a Cotrijal iniciou atividades em Não-Me-Toque, onde ainda hoje é a sede, e expandiu atividades aos poucos, conforme demanda dos produtores da região e viabilidade financeira da cooperativa. Do final da década de 1960 até 1976, mais quatro unidades foram inauguradas. Entre 1980 e 1990, outras três. Na década de 1990, um grande ciclo de expansão iniciou, abrangendo toda a região de Carazinho. Nos anos 2000, mais oito unidades foram instaladas. E entre 2014 e 2015, outras quatro na região de Esmeralda.

Em 2016, a cooperativa expandiu mais ainda sua área de atuação, com a aquisição de 14 unidades de recebimento e armazenagem de grãos da BSBIOS, na região Norte do Rio Grande do Sul. Com isso, agora são 32 municípios com 56 unidades instaladas. Através delas, e com a ajuda dos 1519 colaboradores, a cooperativa atende 5.921 associados e suas famílias, levando informações, tecnologias e serviços que possam melhorar o resultado das propriedades, garantir segurança, renda e qualidade de vida.

A atividade grãos (soja, milho, trigo, cevada e canola) é o foco principal, mas a cooperativa atua também nas áreas de produção leiteira, fábrica de rações, beneficiamento de sementes, lojas e supermercados. São 17 lojas, 8 supermercados e 1 atacado.

A assistência técnica, tanto na parte agronômica quanto na veterinária, é um dos diferenciais, resultando em ganhos para o produtor. Os resultados dos produtores da Cotrijal vão muito além das médias nacionais e estaduais. Na soja, por exemplo, na última safra, mesmo com as dificuldades em relação ao clima, a média de produtividade na área de ação da cooperativa ficou em 65,7 sacas/hectare, quando a brasileira não chegou a 50 sacas/hectare.

EXPODIRETO COTRIJAL - Uma das mais importantes iniciativas da cooperativa foi a criação, em 2000, da Expodireto Cotrijal, feira que em 17 edições tem o reconhecimento internacional como uma das mais organizadas e que reúne tecnologias, produtos e serviços de ponta para todos os tamanhos de propriedades e vários segmentos da agropecuária.

Em 2016, a feira, realizada de 7 a 11 de março, atraiu 210.800 visitantes e os 554 expositores, instalados nos 84 hectares do Parque da Expodireto, fecharam R$ 1,581 bilhão em negócios.

História construída por muitas mãos

Para o presidente da Cotrijal, Nei César Mânica, o momento é de alegria. Ao assumir as 14 unidades adquiridas recentemente da BSBIOS, a cooperativa se consolida como uma das maiores do ramo agropecuário do estado. “Mas esse investimento só foi possível porque até aqui sempre se buscou, em primeiro lugar, a solidez da cooperativa e porque temos a confiança do nosso associado”, destaca.

Nei César Mânica ressalta também que todo o trabalho da cooperativa está focado em gerar valor ao cooperado de forma inovadora, segura e sustentável. “Todo resultado e reconhecimento que temos é fruto do trabalho conjunto e, como diz o slogan comemorativo a este 59º aniversário, cooperar é o que nos faz crescer juntos”, afirma.

O vice-presidente, Enio Schroeder, lembra que a história da Cotrijal foi construída por muitas mãos. E tudo começou pela coragem de 11 agricultores, que em 1957 assumiram o desafio de dar início à cooperativa. “O crescimento alcançado nesses 59 anos exigiu dedicação e amor à causa cooperativista. Centenas de produtores, colaboradores, conselheiros e líderes, ao longo desses anos, trabalharam, com união e comprometimento, para que a cooperativa hoje fosse reconhecida até mundialmente e se tornasse orgulho para todos nós. Toda a família Cotrijal está de parabéns!”


 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.