Descoberta abelha metade macho e metade fêmea
CI
Imagem: Pixabay
PESQUISA BRASILEIRA

Descoberta abelha metade macho e metade fêmea 

Esta abelha é "uma 'ela' à direita e um 'ele' à esquerda", disse a fonte. 
Por: -Leonardo Gottems

O Instituto Nacional de Biodiversidade (Inabio) do Equador anunciou a descoberta no país do primeiro caso de uma abelha andrógina, com características morfológicas de ambos os sexos: metade fêmea, metade macho. Pesquisadores do Inabio e do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA, Brasil) relataram este primeiro caso de "ginandromorfismo" em abelha da orquídea (Eulaema meriana), encontrada em um setor da província de Los Ríos, na região tropical sudeste do Equador. 

O artigo científico sobre esta descoberta, desenvolvido no âmbito de um Projeto de Cooperação Trilateral entre Alemanha, Brasil e Equador, foi publicado na prestigiosa revista internacional Sociobiology, disse Inabio em nota. O indivíduo descrito naquela publicação "tem, em sua maioria, traços masculinos do lado esquerdo e traços femininos à direita". 

Assim, o lado direito da cabeça do espécime ostenta "uma mandíbula grande e robusta, adornada com uma fileira de dentes", o que é, segundo os pesquisadores, uma característica normalmente encontrada em uma mulher. No entanto, "a metade esquerda do inseto tinha as feições delicadas de um macho", circunstância que, após "uma rápida olhada no resto do corpo da abelha, revelou muito do mesmo". Esta abelha é "uma 'ela' à direita e um 'ele' à esquerda", disse a fonte. 

Os pesquisadores Alex Pazmiño, do Inabio, e Marcio Oliveira, do INPA, destacaram que “esse inseto misterioso é um ginandromorfo extremamente raro, um animal que é anatomicamente metade macho e metade fêmea, o primeiro encontrado na espécie Eulaema meriana, um tipo de orquídea abelha nativa da América Central e do Sul ". 


Atenção: Para comentar nesta página é necessário realizar o seu cadastro gratuíto ou entrar.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.