CI

Em quanto chega o trigo na próxima safra?

Haverá demanda para tudo o que for produzido e a preços competitivos


Foto: Pixabay

De acordo com Luiz Carlos Pacheco, analista sênior da TF Consultoria Agroeconômica, produzir trigo no Brasil deverá ser lucrativo nesta safra 2022/2023. A previsão vem em meio a uma inflação generalizada nos custos de produção, porém dentro de um contexto de alta demanda no mercado interno e externo.

“Sim, o preços dos fertilizantes e outros insumos subiram muito, mas para a próxima safra, porque os desta já estavam sendo adquiridos desde dezembro passado. O produtor que foi previdente vai ter grandes lucros, porque terá custos de antes da guerra, ainda baratos e venderá seu trigo com preços depois da guerra, muito elevados”, argumenta o analista de mercado. 

CONFIRA TAMBÉM: Trigo: A grande chance de lucrar esse ano

Segundo ele, é “fácil perceber que, mesmo sem os números exatos ainda indefinidos neste momento, será grandemente vantajoso aumentar a área de trigo para a safra 2022/23. Os números ainda não estão fechados, mas estimamos que o preço de balcão, aquele destinado ao pagamento dos agricultores, deverá se situar, no mínimo, ao redor de R$ 120/saca a partir de outubro nos estados do Paraná e do Rio Grande do Sul, além de R$ 125,00 nos estados de São Paulo, Minas Gerais e Goiás, proporcionando excelente lucratividade aos produtores”.

“E, neste ano, haverá demanda para tudo o que for produzido e a preços competitivos. Mas, os estados têm que se planejar, buscar (antes) vendas para exportação para tudo o que produzir a mais, para não comprometer a rentabilidade dos produtores diante de um brutal aumento da produção”, conclui o especialista da TF Consultoria Agroeconômica.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.