CI

Exportações agrícolas da Índia podem atingir US$ 70 bilhões

Entre os componentes do Plano de Exportação, liderado pelo Estado, a ajuda de agentes do setor privado e conselhos de commodities será obtida


Foto: Divulgação

As exportações agrícolas da Índia podem crescer de US $ 40 bilhões para US $ 70 bilhões dentro de alguns anos, somando 10 milhões de empregos no processo, disse em seu relatório um grupo de especialistas de alto nível (HLEG) criado pela 15ª Comissão de Finanças do país. O HLEG disse que, para atingir as metas aprimoradas, o investimento estimado em exportações agrícolas pode variar de US$ 8 a 10 bilhões em insumos, infraestrutura e processamento. 

O grupo recomendou um plano de exportação liderado pelo estado, que incluirá um plano de negócios para que um cluster da cadeia de valor da colheita alcance metas de exportação. "Esses planos serão orientados para a ação, com prazos e resultados", disse o HLEG em seu relatório enviado à 15ª Comissão de Finanças, liderada pelo NK Singh. As recomendações do grupo de alto nível farão parte do relatório da comissão de finanças que está sendo preparado. 

Entre os componentes do Plano de Exportação, liderado pelo Estado, a ajuda de agentes do setor privado e conselhos de commodities será obtida na condução de resultados e execução. “A governança institucional deve ser promovida em todo o estado e centro. Financiamento através da convergência dos esquemas existentes, alocação da Comissão de Finanças e investimento do setor privado”, afirma o relatório. 

O grupo pressionou os atores do setor privado a desempenharem um papel central na garantia de orientação à demanda, planos de projetos viáveis e no fornecimento de fundos para a tecnologia. Além disso, recomendou um foco maior em 22 cadeias de valor da colheita, a criação de grupos de cadeias de valor, entre incentivos baseados em desempenho para os governos estaduais no período de 2021-22 a 2025-26, para acelerar as reformas no setor agrícola. 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.