CI

FPA transmite ao vivo reunião do IPA sobre Codex Alimentarius

Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), que fará a transmissão ao vivo do evento em sua página


Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), que fará a transmissão ao vivo do evento em sua página

A Comissão de Defesa Agropecuária do Instituto Pensar Agro (IPA) realiza na segunda-feira (15), a partir das 9h, a reunião Codex Alimentarius - Estratégia do alimento seguro da fazenda à mesa. O objetivo é apresentar o Codex em suas faces de governança, procedimentos, normas, principais casos em que o Brasil atuou e os desafios atuais.

O Codex Alimentarius – integrado por cerca de 180 países - é um fórum internacional de normatização do comércio de alimentos criado em 1963 pelas Nações Unidas, por ato da Organização para a Agricultura e Alimentação (FAO) e da Organização Mundial de Saúde (OMS). A finalidade é proteger a saúde dos consumidores e assegurar práticas equitativas no comércio regional e internacional de alimentos.

De acordo com o coordenador da Comissão de Defesa do Instituto Pensar Agro, Ênio Marques, será mostrada a situação do Codex Alimentarius e como são feitas as sugestões ou as normas que devem ser seguidas para garantir segurança alimentar e comércio justo. “A partir disso, as entidades vão começar a interagir mais com o governo para dar velocidade no aperfeiçoamento da legislação, que é antiga, a esses novos preceitos”.

As normas do Codex abrangem os principais alimentos, sejam processados, semiprocessados ou crus. Também tratam de substâncias e produtos usados na elaboração de alimentos. Suas diretrizes referem-se aos aspectos de higiene e propriedades nutricionais dos alimentos, abrangendo código de prática e normas de aditivos alimentares, pesticidas, resíduos de medicamentos veterinários, substâncias contaminantes, rotulagem, classificação, métodos de amostragem e análise de riscos. A reunião conta com o apoio da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), que fará a transmissão ao vivo do evento em sua página www.fpagropecuaria.org.br.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.