História do Baião Cearense
A receita do baião de dois cearense foi passando de geração em geração, ganhou novos ingredientes ao longo do tempo
Foto: Marina
O baião de dois é um prato típico da culinária nordestina brasileira, especialmente popular no Ceará. Sua história remonta ao século XIX, quando os colonizadores portugueses introduziram o arroz no Brasil.
O baião de dois é feito com arroz e feijão, cozidos juntos e temperados com cebola, alho, pimentão e outros ingredientes, como queijo coalho e carne seca. A origem está ligada aos trabalhadores rurais, que preparavam o prato com os ingredientes disponíveis nas fazendas.
A receita do baião de dois cearense foi passando de geração em geração, ganhando novos temperos e ingredientes ao longo do tempo. O prato é uma das iguarias mais famosas da culinária nordestina.
Além do sabor marcante e sua importância cultural, o baião de dois também é um prato muito nutritivo, rico em proteínas, carboidratos. Por isso, ele é uma opção ideal para quem busca uma alimentação saudável e saborosa.
Ingredientes
- Arroz 2 xícaras (chá)
- Feijão de corda 2 xícaras (chá)
- Manteiga de Garrafa 1/2 xícara (chá)
- Queijo de Coalho 200 gramas
- Pimenta de Cheiro 1 unidade
- Pimentão Verde 1 unidade
- Salsinha 1 colher (sopa)
- Coentro a gosto
- Cebola 1 unidade
- Alho 4 dentes
Como Fazer
Cozinhe o feijão somente na água e sal. Coloque o arroz para cozinhar normalmente de forma que fique branco e soltinho. Aqueça uma frigideira grande e coloque a manteiga frite o pimentão a cebola e por último o alho. Em seguida coloque o cheiro verde e o feijão sem o caldo. Deixe refogar um pouco e acrescente o arroz. Misture bem e adicione 2 conchas do caldo do feijão.
Rale aproximadamente meia xícara do queijo, e o restante, corte em lascas e acrescente à mistura na frigideira. Vá misturando tudo com cuidado para que os ingredientes se incorporem e fique bem úmido.
Sirva em uma travessa de barro de preferência. Salpique com cheiro verde e o queijo ralado.