CI

Instituições avaliam Ano Internacional das Leguminosas

Para Carlos Biasi, o Ano Internacional das Leguminosas teve uma excelente repercussão em nível mundial


Para Carlos Biasi, o Ano Internacional das Leguminosas teve uma excelente repercussão em nível mundial

Instituições de pesquisa, Extensão Rural, ensino, associações, conselhos e governos que fizeram parte do Ano Internacional das Leguminosas, estiveram reunidos nesta segunda-feira (12/12) no Escritório Central da Emater/RS-Ascar, em Porto Alegre, para avaliar uma série de ações que foram planejadas e executadas ao longo de 2016. 

Para o oficial de programas da FAO-ONU, Carlos Biasi, o Ano Internacional das Leguminosas teve uma excelente repercussão em nível mundial, diversas ações destacaram várias culturas, principalmente como alimentos para famílias carentes. Biasi evidenciou algumas ações na região sul do Brasil, no Paraná o destaque foram as leguminosas nos cardápios dos principais restaurantes de Curitiba, e a participação de Chefs renomados. Em Santa Catarina foi realizado um concurso de receitas de alimentação industrial com a participação de escolares no preparo de diversas receitas; no Rio Grande do Sul, o representante da Embrapa, José Ernani Schwengber, lembrou o dia de campo sobre Agroecologia, que contou com a participação de 800 pessoas e teve sete estações que tratavam sobre o uso das leguminosas na alimentação.

A representante do Conselho Regional dos Nutricionistas, Jacira Santos, e da Associação Gaúcha dos Nutricionistas, Marilene Sgarbi, enfatizaram a participação das entidades em diversos seminários e ações conjuntas com a Extensão Rural, em oficinas realizadas em grandes eventos como Expointer, Expodireto e Fenasoja. Os representantes da Emater/RS-Ascar, Alencar Rugeri, da área técnica, e Marco Medronha, da Comunicação, salientaram a implantação das unidades demonstrativas e oficinas em eventos, além da divulgação das ações, já que foram produzidos programas de televisão e de rádio específicos sobre as leguminosas, além de textos para o site e impressos, "o tema permeou os meios de comunicação da Instituição durante todo o ano", salienta Marco. O grupo avaliou e recomendou a continuação do tema como pauta importante a ser tratada nos próximos anos.
 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.