CI

Mais de 90 mil famílias já foram beneficiadas pelo PNCF

Tema deste ano é Crédito Fundiário no combate à pobreza rural


O agricultor familiar tem muito a comemorar. Já são 90.394 famílias em 1.947 municípios em todo o país beneficiadas pelo Programa Nacional de Crédito Fundiário (PNCF). Estes números foram apresentados nesta quinta-feira (01) pelo secretário de reordenamento fundiário, Adhemar Lopes de Almeida, em sua apresentação "Avaliação e perspectivas do PNCF", durante o IV Seminário Nacional de Crédito Fundiário.


O tema deste ano é "Crédito Fundiário no combate à pobreza rural: sustentabilidade e qualidade de vida" e tem como principal objetivo analisar e discutir os resultados do programa para, a partir de então, implementar estratégias para melhorar a vida de todos que precisam acessar a linha de crédito.

O secretário declarou que o PNCF já aplicou R$ 24,4 bilhões no total de recursos e adquiriu 1,5 milhão de hectares de terra em 21 estados. “É um desafio atender a todas as pessoas em vários locais distintos, mas queremos abranger mais municípios para beneficiar a quem necessita”, afirmou Adhemar.

Ele afirmou que o ano de 2011 foi um ano de grandes desafios, muitas transições nas regionais e também no governo que impactaram fortemente na organização das equipes do programa, no entanto, foram traçadas algumas estratégias para o PNCF adotar no próximo ano. “Queremos agilizar as 23.610 propostas que se encontram hoje no Sistema de Qualificação de Demandas (SQD) e melhorar o acesso ao programa. Temos nos planos realizar reuniões mensais regionais e nacionais com os agentes financeiros e com nossos colaboradores. Assim, teremos mais eficiência neste quesito”, afirmou o secretário.


Ele listou 3 prioridades para 2012:

Gestão de operacionalização;
Infraestrutura básica e social;
Geração de renda.

Ele acredita que agindo sobre estes 3 pilares, os objetivos serão mais facilmente alcançados tanto na linhas de Combate à Pobreza Rural (CPR), tanto na Consolidação da Agricultura Familiar (CAF).

Sobre o Programa

O Ministério do Desenvolvimento Agrário, por meio da Secretaria de Reordenamento Agrário, desenvolve o Programa Nacional de Crédito Fundiário (PNCF) que oferece condições para que os trabalhadores rurais sem terra ou com pouca terra possam comprar um imóvel rural por meio de um financiamento. O recurso ainda é usado na estruturação da infra-estrutura necessária para a produção e assistência técnica e extensão rural. Além da terra, o agricultor pode construir sua casa, preparar o solo, comprar implementos, ter acompanhamento técnico e o que mais for necessário para se desenvolver de forma independente e autônoma. O financiamento pode tanto ser individual quanto coletivo.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.