CI

Mapa define defensivos prioritários para registro em 2017

53 produtos de diversos fabricantes



O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) definiu os produtos que devem receber prioridade nas análises de registros em 2017. A lista foi apresentada durante a 2ª Reunião Ordinária do CTA (Comitê Técnico de Assessoramento) da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), que contou ainda com a presença do Ibama (Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) – os três órgãos responsáveis pela liberação de defensivos no Brasil.

“O processo de seleção abordou aspectos técnicos e econômicos levando-se em conta a necessidade de agrotóxicos com excelente eficiência para as pragas elencadas como prioritárias e a necessidade de rotação de uso dos mecanismos de ação para o manejo de resistência destas pragas. Também foram objeto de priorização os produtos que impactam a concorrência no mercado”, explicou o Mapa em comunicado.

Ainda de acordo com o Ministério, não foram priorizados produtos com baixa eficiência no controle de pragas e que já apresentam boa oferta no mercado. Para classificar a prioridade de registro, foram atribuídas notas de zero a seis pontos, sendo que o número mais baixo representa uma maior urgência na análise.

O Mapa priorizou 53 produtos de diversos fabricantes, mas as primeiras posições foram dedicadas aos agroquímicos para controle de Mosca branca, Bicudo, Capim-amargoso, Buva, Mofo Branco, Ferrugem asiática e Helicoverpa armigera. No caso da lagarta, chama a atenção o fato de que o segundo produto na escala de maior importância de liberação é o Benzoato de Emamectina (Proclaim 50, da Syngenta) – ingrediente ativo que ainda não está liberado no Brasil, mas já está sendo usado emergencialmente em alguns estados.

Clique AQUI para ver os produtos prioritários.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.