CI

Nematoides e carrapatos afetam desempenho no pós-parto

“Os carrapatos trazem tantos problemas quanto os nematoides"


“Os carrapatos trazem tantos problemas quanto os nematoides" “Os carrapatos trazem tantos problemas quanto os nematoides" - Foto: Pixabay

A presença de parasitas é um dos fatores que mais comprometem o desempenho produtivo de fazendas com vacas em período de pós-parto e bezerros jovens. Nematoides e carrapatos atuam de forma silenciosa, mas constante, afetando tanto a saúde das matrizes quanto o desenvolvimento dos animais recém-nascidos, com reflexos diretos nos índices zootécnicos e nos resultados econômicos da propriedade.

Quando vacas no pós-parto estão parasitadas por vermes, ocorre aumento da contaminação ambiental pela eliminação intensa de ovos nas fezes, favorecendo a proliferação dos parasitas. Nesse cenário, os bezerros, ainda com o sistema imunológico em formação, tornam-se mais suscetíveis à infestação, o que compromete o ganho de peso, o crescimento e o peso ao desmame. As verminoses estão associadas a quadros de diarreia, anemia, pior conversão alimentar, maior mortalidade e manutenção do ciclo de contaminação do ambiente.

“Os carrapatos trazem tantos problemas quanto os nematoides. O pós-parto demanda muita energia da vaca, direcionada para sua recuperação física e produção de leite para o recém-nascido. Em caso de infestação por carrapato, a matrizes sofrem perdas fisiológicas importantes, devido a espoliação sanguínea, inflamação cutânea, estresse e desconforto. Fatores que reduzem a eficiência metabólica da vaca, a qual compromete a produção de leite”, explica o o médico-veterinário Felipe Pivoto, gerente de Serviços Técnicos para Bovinos e Equinos da Vetoquinol Saúde Animal.

O manejo adequado e o uso de ferramentas de controle contribuem para reduzir esses impactos. Produtos indicados para vacas em período de cria, como o Contratack® Injetável, atuam no controle conjunto de carrapatos e verminoses, auxiliando na proteção das matrizes e na manutenção da produção de leite em níveis adequados. “O pecuarista conta com ferramentas eficazes para enfrentar esses problemas e controlar as infestações, como o Contratack® Injetável. O produto é desenvolvido pela Vetoquinol Saúde Animal”, indica Lucas Croffi, gerente de produto da Vetoquinol.
 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.

2b98f7e1-9590-46d7-af32-2c8a921a53c7