Nova massa de ar polar. O QUE AS PROJEÇÕES MOSTRAM
CI
Imagem: Pixabay
AGROTEMPO

Nova massa de ar polar. O QUE AS PROJEÇÕES MOSTRAM

Temperaturas despencam e há condições para geadas
Por: -Aline Merladete

As projeções numéricas – ou previsão de tempo – são excelentes indicadores do comportamento da atmosfera para os próximos dias. Sendo uma excelente ferramenta para a tomada de decisões antecipando fenômenos potencialmente adversos. 

Entretanto, mesmo com todos os avanços tecnológicos e nos métodos de previsão, as soluções numéricas têm natureza caótica. Ou seja, quanto mais distante do evento, menor é a assertividade da previsão. 

Porém, quando estas projeções apontam para uma solução semelhante – ou seja, há convergência na previsão – as chances para aquele evento ocorrer se tornam maiores. Isso pode ser estendido para o fato das soluções apontarem para resultados semelhantes mesmo após as novas atualizações. 

Agora, de acordo com os diversos dados de diferentes centros de previsão do tempo (Canadense, Americano e Europeu), temos uma convergência em relação à próxima massa de ar polar. 

A tendência é de que as temperaturas entrem em declínio após o avanço de uma área de Alta Pressão – na retaguarda da segunda frente fria que avança no decorrer desta semana – derrubando as temperaturas principalmente na noite de quinta (10) e madrugada de sexta-feira (11).

Os termômetros poderão registrar marcas negativas sobre algumas áreas da parcela central e sul do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e no sul do Paraná.

Ao longo dos próximos dias o ar frio avança, chegando ao sul do Mato Grosso do Sul e sul de São Paulo, promovendo marcas abaixo dos 10°C no amanhecer de domingo (12). No domingo as temperaturas também caem sobre o oeste do Mato Grosso e sul de Rondônia. 

Mesmo com o avanço da massa de ar polar, a tendência é de que as temperaturas sejam superiores às registradas no evento do mês de Maio. Além de que o frio mais rigoroso ficará confinado na região sul do país. 

Condições para Geadas.

De acordo com a projeção do Agrotempo – que considera temperatura mínima, umidade, vento e perda radiativa – há condições para a formação do fenômeno em todos os estados da região sul. 

Ainda na sexta-feira (10), apesar da forte queda nas temperaturas, é no sábado (11) que as geadas poderão ocorrer. As áreas com maiores chances ficam no sul do Rio Grande do Sul, serras de Santa Catarina – e até mesmo no litoral – e no sul do Paraná.

Essa condição persiste ao longo do domingo (12) podendo atingir até mesmo alguns pontos do sul do estado de São Paulo. Além disso, o frio permanece ao longo da próxima semana, mantendo as condições para formação de geadas até a quinta-feira (16), mas restritas aos pontos mais altos de Santa Catarina. 

Material exclusivo elaborado pela equipe Agrotempo.

 


Atenção: Para comentar nesta página é necessário realizar o seu cadastro gratuíto ou entrar.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.