CI

O que vai mexer no preço da soja?

Tanto no caso do relatório do USDSA quanto do clima, há que se esperar


Foto: Pixabay

A pergunta que todos estão de olho neste início de semana é justamente essa: O que pode mexer e ditar tendência nos preços da soja nos próximos trinta dias? De acordo com a Consultoria TF Agroeconômica, o primeiro grande fator é o novo relatório mensal de acompanhamento do quadro de Oferta & Demanda mundial do USDA (Departamento de Agricultura dos Estados Unidos).

“Nesta segunda-feira, 12 de julho, o USDA divulgará o seu relatório mensal, com atualização da sua estimativa do potencial produtivo da soja nos Estados Unidos e no Mundo. Segundo a média dos analistas consultados o relatório poderá indicar cortes na produção nos EUA. Com a queda na produção haverá consequentemente ajuste na projeção de estoques finais da nova safra, alterando a tendência dos preços. Mas, há que se esperar o relatório para se saber se esta expectativa será ou não confirmada”, explica a equipe de analistas da TF.

Por outro lado, ressalta a Consultoria Agroeconômica, com qualquer número do relatório, o clima desempenhará um papel muito importante, daqui para frente: “Primeiro, sobre a safra americana que foi plantada em maio último e que sofreu alguns períodos de seca. Segundo, sobre as safras sul-americanas do Brasil, Argentina e Paraguai, que iniciarão os seus plantios assim que a colheita dos Estados Unidos começar”. 

“E o clima – quase sempre imponderável – pode determinar uma maior ou menor oferta, afetando drasticamente os preços. Então, tanto no caso do relatório do USDSA quanto do clima, há que se esperar”, concluem os analistas de mercado.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.