CI

Plantio da soja nos EUA está lento

Secas estão atrapalhando os agricultores


Foto: Marcel Oliveira

O progresso do plantio para a safra de soja dos Estados Unidos em 2019 também tem sido muito lento, com 29% da soja plantada em comparação com 74% no ano passado e 66% para a média de 5 anos, segundo Michael Cordonnier, da Soybean & Corn Advisor. Esses atrasos de plantio podem ter implicações significativas em relação à produção de soja dos EUA em 2019. 

“A eventual área plantada de soja nos EUA em 2019 ainda é muito incerta. Os agricultores estão recebendo sinais conflitantes sobre o que plantar devido ao clima, preços, programas de seguro e programas governamentais. Neste ponto, não creio que possamos dizer algo definitivo sobre a quantidade potencial de evitar a área plantada de soja, a não ser que, se o tempo durante o início de junho continuar excessivamente úmido, alguns agricultores possam optar por impedir a instalação”, afirma.

Além disso, ele afirma que as pequenas plantas de soja são muito suscetíveis a condições saturadas, portanto, dadas as fortes chuvas e o potencial para a formação de lagos e água parada, acho que é seguro dizer que haverá alguns grãos de soja que precisarão ser replantados. “Também temos que monitorar a situação no sudeste dos EUA, onde as condições quentes e secas podem resultar na necessidade de replantio. Quanto replantio será necessário é impossível dizer neste momento”, comenta. 

“Normalmente, cerca de 99% da soja plantada nos EUA são colhidos, mas isso pode ser otimista este ano. Ainda é cedo para dizer algo definitivo sobre a quantidade de soja que pode ser abandonada, mas certamente há uma possibilidade de que ela seja maior que o normal”, conclui. 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.