CI

Porque soja e milho despencaram nos EUA?

Fundamentalmente não há nada que possa fazer provocar uma quebra forte na Bolsa de Chicago


Foto: Pixabay

Os contratos futuros da soja e do milho na Bolsa de Chicago (CBOT) despencaram durante a tarde desta terça-feira, 30 de Março, e fecharam o dia com quedas de quase 2%. De acordo com a Consultoria AgResource Brasil, potencializaram as baixas o volume de negociação moderado, além de fundos encerrando posições no fim do mês à espera do relatório de estoques trimestrais e intenção de plantio do USDA (Departamento de Agricultura dos Estados Unidos). 

“Além disso, o mercado também foi influenciado pela expressiva queda do óleo de soja, que chegou a atingir o limite de baixa. O contrato de julho de 2021 caiu 4,72%, a US$ 50,43 c/lp. Estima-se que os gestores de fundos venderam cerca de 11,2 mil contratos de soja e 14,9 mil contratos de milho”, explicam os analistas.

Segundo a Consultoria, fundamentalmente não há nada que possa fazer provocar uma quebra forte na Bolsa de Chicago: “Como motivos, destacamos que a seca que deve atingir a segunda safra de milho no Brasil é aguda e aumenta as incertezas. Além disso, os estoques finais de milho dos Estados Unidos devem ser menores e o produtor rural norte-americano não pode plantar 95 milhões de hectares (38,4 milhões de hectares) e 90 milhões de hectares (36,4 milhões de hectares), pois simplesmente não há terra agricultável suficiente para que tudo que foi plantado em 2021 aumente”.

“A menos que o relatório de estoques do USDA ofereça grandes surpresas de baixa para a soja e milho em Chicago, apenas passar pelo relatório já será um alívio para o mercado. Acreditamos que a volatilidade ainda será a marca registrada na Bolsa de Chicago por muitos meses. Esteja preparado!”, conclui a AgResource Brasil.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.