Programa Sementes Banrisul beneficia mulheres de Miraguaí

Imagem: Marcel Oliveira

Mulher Rural

Programa Sementes Banrisul beneficia mulheres de Miraguaí

Grupo mulheres está plantando, na horta de casa, sementes de hortaliças financiadas pelo Programa Banrisul Sementes
Por:
234 acessos

Em Miraguaí, na região Noroeste do Estado, um grupo de 106 mulheres está plantando, na horta de casa, sementes de hortaliças financiadas pelo Programa Banrisul Sementes. As mulheres não precisam sair de casa para adquirir os insumos, pois equipes da Emater/RS-Ascar e do Conselho de Referência da Assistência Social (Cras) têm ido até as residências para fazer a entrega.

De acordo com a extensionista rural da Emater/RS-Ascar, Silmara Patrícia Cassol, o Programa Banrisul Sementes disponibilizou ao grupo de mulheres 19 variedades de sementes. "Temos acelga, cebolinha, cenoura, rúcula, salsinha, tomate", listou Silmara. O investimento do Banrisul em Miraguaí foi de R$ 6.513,70.

"Por meio do Programa Banrisul Sementes vamos empoderar as mulheres e suas famílias na produção de sementes e hortaliças", comemorou a psicóloga do Cras, Débora Wieczoreck. "Empoderando também na soberania e segurança Alimentar", completou.

O perfil das beneficiadas pelo Banrisul Sementes são mulheres em situação de vulnerabilidade social, atendidas pelo Programa Municipal Mulher Rural. A coordenadora do Cras de Miraguaí, Jucélia Rocha, destaca que o foco das ações é garantir a segurança alimentar destas famílias. Ela anuncia que também está em curso no município um outro programa, que disponibiliza mudas de hortaliças, chamado Plantar Hoje para Colher Amanhã, realizado pelo Cras em parceria com a Emater/RS-Ascar e Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr).

Programa

No fim do ano passado, o Programa Sementes Banrisul aprovou proposta encaminhada ao banco pelas entidades de Miraguaí (Emater/RS-Ascar, Cras e Secretaria Municipal de Assistência Social). De acordo com as etapas do Programa, as sementes financiadas pelo Banrisul estão sendo entregues no mês de maio.

A finalidade do Programa, criado em 2008, é disponibilizar diversas variedades de sementes, a exemplo de hortaliças, plantas ornamentais, forrageiras e grãos, com o propósito de orientar estilos de agricultura de base ecológica e, além disso, contribuir para a segurança e soberania alimentar e para o acréscimo de renda, nas comunidades onde o Banrisul está inserido.


Atenção: Para comentar nesta página é necessário realizar o seu cadastro gratuíto ou entrar.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink