CI

Projeto Cultivida, idealizado pela IHARA, estimula o uso correto de defensivos em Limoeiro do Norte (CE)

Programa já beneficiou mais de sete mil pessoas de 23 municípios do Brasil


A cidade de Limoeiro do Norte (CE) será a próxima a receber as ações do projeto Cultivida, entre os dias 15 e 16 de dezembro. A iniciativa, desenvolvida pela IHARA, e demais parceiros, tem como objetivo estimular o uso correto dos defensivos agrícolas, além de ter como foco a educação de agentes de saúde locais. Em pouco mais de quatro anos, o Cultivida já percorreu 23 cidades das cinco regiões do país, beneficiando mais de sete mil pessoas.
 
A ação no município cearense vai ocorrer em duas frentes. No dia 15 de dezembro, das 8h às 12h, está previsto o treinamento de saúde, no auditório do Hotel Bezerra. Já no dia seguinte, no mesmo horário, acontece o treinamento dos agricultores, no Restaurante Berro D’agua. A expectativa é que mais de 300 pessoas participem da iniciativa, que também permite a realização de exames preventivos e traz orientações quanto ao uso correto dos EPIs (Equipamentos de Proteção Individual) e dos defensivos agrícolas. Por ser um evento voltado para toda a comunidade, o Cultivida também reserva atrações para as crianças, como brinquedos e atividades recreativas.   
 
“O Cultivida nos trouxe a percepção de que o setor precisa se envolver mais nas questões de saúde do agricultor. Ainda há a ideia de que o uso de agroquímicos é prejudicial. Por isso, fazemos esse trabalho de conscientização e buscamos reduzir os índices de intoxicação ocupacional”, revela um dos responsáveis pelo projeto, consultor da IHARA e professor da Unicamp, Dr. Angelo Zanaga Trapé. 
 
De acordo com o especialista, não há evidências de intoxicação de agricultores por conta do manuseio de agroquímicos nas cidades visitadas pelo programa. No entanto, é fundamental transmitir aos trabalhadores a mensagem quanto a importância de uma avaliação anual da saúde a fim de evitar problemas futuros. 
Desde 2012 o Cultivida já passou por Balsas (MA), Bezerros (PE), Castro (PR), Caxias do Sul (RS), Ermo (SC), Guaraciaba do Norte (CE), Itabela (BA), Núcleo Rural de Taquara e Formosa (GO), Ipuiuna (MG), Irecê e Jacobina (BA), Mossoró e Baraúna (RN), Núcleo Rural de Tabatinga (DF), Pará de Minas (MG), Paty de Alferes (RJ), Santa Cruz do Sul (RS), Sorriso (MT), Petrolina (PE), Santarém (PA), Jaguaré (ES) e São Miguel Arcanjo (SP). 
 
Serviço:
Data: 15 e 16 de dezembro
Horário: Das 8h às 12h
Local: Auditório do Hotel Bezerra; Restaurante Berro D'agua
Endereço: R. Manfredo de Oliveira, 756; R. Coronel Alexandrino, 1859

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.