Setor de Hortaliças já produz mais de 19 milhões de toneladas
CI
Agronegócio

Setor de Hortaliças já produz mais de 19 milhões de toneladas

Valor comercializado em sementes atingiu os R$ 475 milhões
Por: -Leonardo Gottems

Pesquisa da Associação Brasileira do Comércio de Sementes e Mudas (ABCSEM) revela que o setor de hortaliças é um dos ramos do agronegócio que mais crescem no Brasil. Em 2012, o volume total produzido (pelas 18 principais espécies) foi de 19,62 milhões de toneladas. 


No mesmo ano, o valor comercializado em sementes de hortaliças no País atingiu os R$ 475 milhões, aproximadamente, pago pelos produtores. A pesquisa teve como referência o ano de 2012 e considerou 18 espécies hortícolas: abobrinha, abobrinha japonesa, alface, beterraba, brócolis, cebola, cenoura, coentro, couve-flor, feijão vagem, melancia, melão, milho doce, pepino, pimentão, quiabo, repolho e tomate (mercado fresco).

Segundo o presidente da ABCSEM, Steven Udsen, a pesquisa realizada pela entidade tem como objetivo “fornecer subsídios para o setor investir e aprimorar ainda mais a cadeia produtiva de hortaliças no Brasil e, também, valorizar sua grande relevância econômica e social. No comparativo com os dados da pesquisa anterior (2011) é possível perceber que, embora tenha havido pouca variação quanto ao tamanho da área plantada, os índices de produtividade e lucro de comercialização aumentaram, evidenciando que a horticultura brasileira tem investido cada vez mais em tecnologia, profissionalização e qualidade técnica”.


Outro dado importante foi o montante de empregos gerados pelo setor, que no ano de 2012, chegou a 2 milhões de empregos no campo, utilizando em média 65.783 milhões de homens/dia, número bastante considerável quando comparado a outras culturas. O segmento de hortaliças, por suas características de cultivo, é muito dependente de mão de obra e formada principalmente pela agricultura familiar.  
   
O lançamento oficial da pesquisa acontecerá durante a programação da 21ª edição da Hortitec, a maior feira de horticultura do País, que acontece de 28 a 30 de maio, em Holambra (SP). Os números foram levantados com base em dados fornecidos pelos associados da entidade, que representam 98% do setor sementeiro do País, e complementados por informações de órgãos públicos e privados, redes de hortifruti, consultorias, cooperativas, produtores e profissionais experientes do setor.

Atenção: Para comentar nesta página é necessário realizar o seu cadastro gratuíto ou entrar.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink