CI

Tecnologia precisa ser acompanhada do planejamento para gerar resultado

Palestra de Antônio Santi no Seminário Cooplantio



Palestra de Antônio Santi no Seminário Cooplantio apresentou ideias para evolução do uso da agricultura de precisão

O advento da agricultura de precisão foi benéfico para o aumento da produtividade das lavouras, mas o uso das ferramentas trazidas pelas tecnologias podem potencializar resultados de produtividade. Essa foi a mensagem deixada pelo engenheiro agrônomo e professor da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), campus de Frederico Westphalen, Antônio Santi, na primeira palestra do segundo dia do 29º Seminário Cooplantio, que ocorre no Centro de Eventos do Hotel Serrano em Gramado (RS).

Para o especialista, uma das grandes contribuições da agricultura de precisão é terminar com áreas de instabilidade dentro das lavouras. No entanto, dados de pesquisas apresentados por Santi na palestra indicam que fatores isolados no processo decidem muito pouco sobre a produção. "Não podemos esquecer que estes robôs estão interagindo com planta, com ambiente do solo. Nosso grande desafio é saber exatamente essa intervenção e a influência na produtividade, resultado na colheita", salienta.

O professor da UFSM ressalta que a grande preocupação da queima de tecnologia quando não é concebida de forma eficaz. Mas, conforme Santi, as empresas que lidam com agricultura de precisão já estão atuando de forma madura e conscientizando o produtor da utilização correta da ferramenta. "É importante utilizar a tecnologia a nosso favor, mas não tem milagre se não utilizarmos sistemas que realmente façam a diferença", observa.

Santi lembrou também aos produtores que há muito pouco cuidado com o solo no inverno e preocupação maior com a safra de verão. Segundo o especialista, é preciso reduzir a variabilidade de inverno para elevar a eficiência de produção no verão.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.