Trigo: A grande chance de lucrar esse ano
CI
Imagem: Paulo kurtz/ Embrapa
DEMANDA FORTE

Trigo: A grande chance de lucrar esse ano

Brasil terá uma grande oportunidade de expandir o seu volume de exportação
Por: -Leonardo Gottems

A demanda por trigo brasileiro de exportação deverá aumentar na próxima safra, afirma Luiz Carlos Pacheco, da TF Consultoria Agroeconômica. De acordo com o analista de mercado, produzir trigo no Brasil deverá ser lucrativo na temporada 2022/23.

“Chamamos atenção especialmente para o fato de que a demanda de exportação de trigo brasileiro se manterá fortemente ativa, para a próxima safra, mais ainda do que esteve na safra passada, dada a falta que o produto fará no mercado internacional. Rússia e Ucrânia, juntas, são responsáveis por 59 milhões de toneladas – que ninguém terá disponível para substituir integralmente, apenas parcialmente”, explica.

CONFIRA TAMBÉM: Em quanto chega o trigo na próxima safra?

De acordo com o especialista, líder da equipe de análise de mercado da TF Consultoria Agroeconômica, outro fator muito importante é a “posição geográfica estratégica excepcional” do Brasil para atendimento dos grandes compradores mundiais. “Gostaríamos de lembrar que a expansão de qualquer commodity se dá via expansão da exportação, não do consumo interno. Foi assim com a soja, milho, café e cana-de-açúcar, no Brasil. E será somente assim com o trigo”, acrescenta.

Segundo ele, na temporada 2022/23 o Brasil terá uma grande oportunidade de expandir o seu volume de exportação de trigo – uma chance que “não deverá ser desperdiçada”: “Gostaríamos de ver as autoridades federais incentivando a produção do cereal, especialmente no Cerrado, mas também nas áreas ociosas do Rio Grande do Sul”. 

Atualmente o estado planta 6,0 milhões de hectares de soja no verão e somente 1,1 milhão de hectares de trigo no inverno. Se ocupasse toda a área de soja com trigo poderia produzir, sozinho, 16,82 milhões de toneladas, quase a produção da Argentina.


Atenção: Para comentar nesta página é necessário realizar o seu cadastro gratuíto ou entrar.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.