CI

Fusariose

Podridão-seca (Fusarium solani) Culturas Afetadas: Instalações/Ambientes


Ocorre nas principais regiões produtoras de batata do mundo. A podridão-seca afeta principalmente os tubérculos durante a estocagem e no plantio. As perdas ocasionadas pela doença são principalmente a redução na produtividade, o descarte de tubérculos na seleção e a perda da qualidade dos tubérculos devido à presença de manchas.


Danos - As partes mais afetadas pela doença são os tubérculos. A doença, principalmente em condições de armazenamento, favorece a entrada e o desenvolvimento de bactéria e outros fungos sobre o tubérculo. 

Tubérculo: A podridão-seca inicia-se em torno dos ferimentos existentes nos tubérculos. As lesões apresentam-se com tamanho variável, são secas e deprimidas, podendo se estender por toda a superfície do tubérculo. A região afetada afunda e enruga-se, podendo ocorrer a formação de anéis concêntricos. Sobre as lesões observa-se o surgimento de uma massa cotonosa rosada, formada por micélio e esporos do fungo. As lesões internas são escuras, com bordas necrosadas, posteriormente ocorre a formação de cavidades cobertas por micélio. Os tubérculos apodrecidos enrugam e mumificam-se.

Nos tubérculos também são observados os sintomas de murcha-de-Fusarium ou olhos-pretos, os quais apresentam-se como lesões circulares escuras e firmes. O fungo penetra pelo estolão, que fica seco, e, nessa fase, a doença é denominada de ponta-seca. Observa-se  nos vasos do tubérculo infectado uma coloração marrom-clara, podendo afetar partes ou todo o tubérculo.

Raízes: A murcha-de-Fusarium provoca o encharcamento da raiz. O xilema é colonizado, e os vasos são obstruídos pelo fungo, causando a morte da planta.

Folhas: A murcha-de-Fusarium, além da murcha, pode provocar a morte prematura das folhas mais velhas e das hastes. Também se observa o amarelecimento ou bronzeamento das folhas. Os sintomas de campo podem não ser notados, pois geralmente ocorrem no final do ciclo da cultura.

Haste: No campo, as plantas com murcha podem apresentar escurecimento de caule.

Controle - Recomenda-se a prevenção de ferimentos durante a colheita e o armazenamento, e cuidados na estocagem dos tubérculos. No caso da murcha, as medidas de controle restringem-se ao plantio de batateira em áreas livres do patógeno e uso de batata-semente sadia. Também é importante evitar estresses hídricos na cultura, pois plantas sob estas condições são mais suscetíveis à doença. O tratamento da batata-semente com fungicida no controle da podridão seca é indicado.

 

Fotos

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.