Mancha das folhas (Cercospora citrullina)
CI

Mancha das folhas

(Cercospora citrullina)

Culturas Afetadas: Chuchu, Melancia, Melão, Pepino

Cercospora citrullina provoca danos leves em várias cucurbitáceas, sendo mais severo na cultura do chuchu, causando manchas mais ou menos pequenas e necrosadas, e pode causar a perda das folhas em ataques intensos. A doença é comum nas regiões tropicais e subtropicais, principalmente na África e América Central. Em geral, este fungo ataca a todas as cucurbitáceas cultivadas e muitas outras silvestres.

Danos: Manchas foliares coalescentes que ocupam boa parte da superfície foliar, dando-lhe um aspecto clorótico e finalmente provocando a desfolhação das plantas. Nas folhas mais velhas ocorrem manchas pequenas, irregulares ou circulares, brancas, bronzeadas ou marrom-claras no centro, com uma borda púrpura-escura a preta e rodeadas por um halo clorótico amarelo. As manchas ao aumentarem de tamanho coalescem, ocupando grandes áreas da superfície foliar, tornando quase toda a folha amarela. Um ataque severo pode conduzir à desfolha total das plantas, afetando desta forma o tamanho e a qualidade dos frutos. Promove redução de tamanho dos frutos.

Controle: Com o aparecimento dos primeiros sintomas, deve evitar-se a água livre sobre as folhas e a alta umidade ambiental. A irrigação no campo deve ser feita nas horas da manhã para evitar a acumulação de água sobre as folhas Em cultivos em estufa, deve arejar-se ao máximo e evitar a irrigação superficial e por aspersão. As folhas e plantas muito afetadas deverão ser retiradas do campo e destruídas. Após a colheita, deve-se retirar e destruir os restos vegetais, tanto no campo quanto na estufa. Existem vários fungicidas que exercem um controle eficiente sobre a doença.



Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.