CI

Ponta branca

Enfezamento do morangueiro (Aphelenchoides besseyi) Culturas Afetadas: Arroz

O enfezamento-do-morangueiro é causado pelo nematóide

Aphelenchoides besseyi Christie. Esta doença pode ocasionar reduções consideráveis nos rendimentos. A doença se carateriza pelo enfezamento geral da planta.

Esse nematóide se encontra em quase todos os países, mas é conhecido como patógeno importante do morangueiro apenas nos Estados Unidos e na Austrália. Além do morangueiro, A. besseyi tem sido encontrando parasitando culturas como arroz, batata-doce, cana-de-açúcar, cará, cebola, crisântemo, milheto italiano, repolho chinês e soja, e também pode completar o seu ciclo de vida em diversas espécies de fungos.

Danos: O sintoma típico da doença é o enfezamento generalizado das plantas. Perdas na ordem de 50% têm sido registradas na Austrália. As folhas novas tornam-se raquíticas e deformadas, enquanto que as folhas maduras apresentam poucos sintomas ou simplesmente ficam assintomáticas. Os novos folíolos são raquíticos e, às vezes, alongados, retorcidos em grau variável e enrugados. Os frutos em desenvolvimento às vezes também sofrem deformações.

Controle: Não existem variedades ou cultivares resistentes a A. besseyi. Deve-se usar mudas certificadas e livres do nematóide. Realizar rotação de cultura com plantas não-hospedeiras.

Em culturas em estufa, o solo deve ser desinfestado por calor ou outro processo físico, como solarização, ou também com algum desinfetante químico. Nos viveiros para a produção de estolões, a aplicação de aldicarb controla eficientemente o nematóide. O tratamento das mudas em água quente à 44,4°C; 46,1 °C ou 47,7°C durante 20-30; 10-15 ou 8-10 minutos, respectivamente, também promovem um bom controle de A. besseyi.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.