CI

Mancha preta

(Pseudocercospora personata) Culturas Afetadas: Amendoim, Feijão-caupi

A mancha preta é considerada uma das principais doenças foliares da cultura do amendoim, provocando consideráveis reduções nos rendimentos quando o nível de desfolhação é alto. Essa doença ocorre coincidentemente com a mancha-parda, causada por

Cercospora arachidicola, e são muito difíceis de serem diferenciadas no campo, pois os dois patógenos causam sintomas semelhantes.

Danos: A infecção começa nas folhas mais velhas e progride para as folhas mais jovens, apresentado-se como pequenas manchas necróticas que aumentam de tamanho até atingirem 1 - 7 mm de diâmetro. A frutificação do fungo ocorre na superfície abaxial, onde sempre tem conídio presente, diferente da mancha-parda, que esporula na superfície adaxial e, às vezes, é difícil encontrar os conídios. Os folíolos severamente infectados caem com facilidade, provocando a desfolhação e a conseqüente redução dos rendimentos. Nos estádios finais da epidemia, também são encontrados sintomas semelhantes nas estípulas, caules, vagens e ginóforos. Ocorrem sintomas semelhantes aos dos folíolos, porém de menor tamanho. Ocorrem sintomas semelhantes aos dos folíolos, porém são alongados no sentido do comprimento destes.

Controle: Deve-se realizar rotações de cultura com cultivos não hospedeiros. Retirar os restos de cultura infectados ou contaminados do campo e queimá-los ou enterrá-los por aração profunda no próprio campo. Antecipar ou retardar a data da semeadura, visando evitar períodos climáticos favoráveis ao desenvolvimento do patógeno. A doença é controlada seguindo um programa de pulverizações fungicidas a partir de 30-40 após a semeadura e aplicados a cada 14 dias, até 14 - 21 dias antes da colheita.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.